Surgimento das Bijuterias


A Bijuteria surgiu da palavra francesa Bijouterie, que significa jóia.


É uma técnica milenar, surgiu antes de Cristo, provavelmente na Mesopotâmia.
A Arte Millefiori (Millefiori é uma técnica que produz glasswork distintivo padrões decorativos em vidro. O termo millefiori é uma combinação do italiano palavras "mille (mil) e" Fiori "(flores).
 
 Foi muito utilizada no antigo Egito, em objetos de adorno. Mas, posteriormente, desapareceu por muitos séculos, sendo então redescoberta na Itália, somente no século 15. Com a desculpa de que os fornos seriam causadores de incêndios, os vidreiros italianos foram isolados na Ilha de Murano. Lá esses artistas do vidro eram proibidos de deixarem a ilha, sob risco de morte, para que o segredo dessa preciosa técnica não fosse revelado ao mundo. Mas sair de Murano, para muitos operários, também significava a independência e o reconhecimento de sua arte na Europa, tornando-se mestres. 

RETRATOS DO TRABALHO EM MURANO - VENEZA, ITÁLIA
Foi assim que essa arte se espalhou.
 
Durante o século 19, a arte Millefiori viveu uma grande momento na Europa. Mais tarde, durante a segunda guerra mundial, quase desapareceu, ressurgindo com grande força após a mesma, somente por esforço e mérito dos habilidosos artistas.
Hoje, colecionadores pagam verdadeiras fortunas por objetos em Millefiori, principalmente os famosos pesos de papel, muito bem cotados em leilões.
A técnica foi adaptada à cerâmica plástica, mas o princípio é o mesmo...trabalha-se juntando os bastões coloridos, depois o corte transversal, e no caso do Fimo, a queima em forno caseiro.
Hoje em todo o mundo encontramos peças em Millefiori confeccionadas com essa massa alemã, e não apenas na bijuteria....pois existe uma variedade enorme na aplicação desta técnica. Mas é justamente na bijuteria, muitas vezes tão desprovidas de arte, onde encontramos uma linda maneira de aplicarmos esta surpreendente técnica e valorizarmos em muito o nosso trabalho.
By Teresinha Ferreira