Carnaval de Veneza


Veneza tem um dos carnavais mais famosos do mundo, que nada tem em comum com o nosso carnaval. Para começar, acontece no inverno (fevereiro), o que muda toda a paisagem e principalmente, a fantasia. Mas os italianos vencem em resistência, já que a festa por lá, dura no mínimo 10 dias.
Sua origem data da Idade Média e o uso das máscaras foi adotado não pela beleza, mas pela liberdade que dava aos "conservadores" integrantes da sociedade da época. Enquanto durava o carnaval, tudo era permitido e ninguém era identificado.
Atualmente a celebração atrai milhares de turistas, já não tem o mesmo significado, mas ainda impressiona pelo contexto e pelo charme das fantasias, que em alguns casos chegam a ser bastante luxuosas. A praça de São Marcos é o centro da folia, mas muita gente se espalha pelas ruas e canais, a cidade inteira é tomada pelo ambiente festivo. Mas o Carnaval em Veneza é, sobretudo, para ser observado. Por isso não espere uma animação barulhenta.
Fonte:http://dreamguides.edreams.pt/italia/carnaval-de-veneza
O carnaval tem sua origem na semana santa, introduzida pelo catolicismo no século XI. A semana santa era precedida por 40 longos dias de sacrifício, que incluíam o jejum. Por essa razão, no dia anterior do início da Quaresma, uma grande festa começou a ser celebrada. Era caracterizada pela expressão "Carne Vale", que representava o afastamento dos prazeres da carne, e acabou dando origem à palavra carnaval.
Ele foi se transformando em cada período histórico, com características cada vez mais diferentes. Mas a alegria e o simbolismo sempre estiveram presentes.