Dança do ventre

 É fascinante ver os movimentos da dança do ventre.
Ver a sensualidade no corpo e nas mãos.
Ficamos embriagados com a harmonia e as explosões de sentidos.
É ótima para o corpo e para a alma. E o melhor disso tudo é que não precisa estar com o corpo e peso conforme manda o figurino. Qualquer um pode dançar e se encantar com os movimentos.
A dança do ventre sempre foi uma celebração à vida. Os seus movimentos são inspirados nos animais, como camelos e cobras; nos quatro elementos, terra, fogo, água e ar; e em toda a natureza.
Euzinha na apresentação do teatro de Vila Velha
Algumas modalidades da dança do ventre
Dança com véu
O véu na Dança do Ventre é como uma extensão da bailarina, de seus braços, proporcionando um ar de mistério, leveza e encanto.
A dança com véu pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina: pode-se dançar com um único véu, com dois ou até nove.
Algumas bailarinas fazem uso do véu aliado aos snujs, por exemplo, querendo assim demonstrar sua habilidade com os acessórios da dança.
Não é muito comum nos países árabes. É mais usado nos países ocidentais como o Brasil e os Estados Unidos.
Dança com a espada
Uma variação da dança do ventre, ou seja, uma modalidade, na qual a bailarina dança com uma espada, feita especialmente para isso.
É uma dança que exige equilíbrio, pois em alguns movimentos se equilibra a espada em partes do corpo, além de exigir força, já que a espada é um pouco pesada.
Dança com o castiçal
Dança Árabe com Castiçal ou Candelabro e Taças:
Simbolizam comemoração ou festividades, como, casamento, batizados, e aniversários... O castiçal ou andelabro (próprios para dança) é encaixado na cabeça da bailarina, as taças são entrelaçadas nos dedos da mão. No final da dança, as velas são apagadas pela(s) pessoa(s) homenageada(s).
É uma dança perigosa, atrativa e sensual...

Dança com taças
Dança com duas taças, com uma vela dentro de cada.
É geralmente dançada em casamentos, batizados, aniversários.
As taças com velas iluminam o corpo, os trajes da bailarina e também o ambiente. Por isso recomenda-se que este não seja muito claro, mas que esteja na penumbra.
Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que tenha surgido no ocidente.
http://yalla-habibah.blogspot.com/2008/10/ditadura-da-magreza-na-dana-do-ventre.html