Vintage



Vintage
A palavra inglesa para designar o ano ou safra de vinhos e de outras bebidas foi incorporada ao vocabulário da moda nos anos 80 como referência a roupas de outras épocas.
Com o passar do tempo, o vintage estabeleceu-se como uma cultura dentro do universo da moda, gerando, obviamente, novos caminhos de consumo.
Moda vintage é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 1920193019401950 e 1960.
Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistasoitentistas e noventistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda "pin-up" é um excelente exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas também sendo usada em outras épocas , a Moda vintage é um estilo único. Vintage não é tendência, por isso, nunca "sai da moda". Exemplo de moda vintage são os sapatos Oxford que é esilo "oldschool" (fazia parte de um uniforme da universidade de Oxford). As pin-ups Dita von Teese e também a Beth Boop também são exemplos de moda vintage.

Tipos de acabamentos, etiquetas, linhas de costura e outros dados funcionam como pistas para o veredito sobre a origem de um jeans, vestido, bolsa ou casaco, que podem ser adquirir preços elevados de acordo com sua procedência e ano de fabricação.

Brechós e lojas de roupas usadas passaram a ser procurados por clientes e comerciantes, que, em seu carimpo constante, buscavam peças que fossem sinônimo de exclusividade no mundo da moda globalizada no final do séc. XX.
Dicionário da moda - Marco Sabrino