Sagrado e Profano

Falar desse assunto não é nada fácil, pois o que pode ser PROFANO para mim, não necessariamente será para você. 
Para que possamos ter um entendimento mais claro a respeito deste tema, nada melhor do que saber o real significado dessas palavras.

PROFRANO 
  • Arte profana, manifestações artísticas não vinculadas a valores religiosos;
  • Profano (Maçonaria), para a Maçonaria, pessoa não iniciada numa loja simbólica;
  • Pastoril profano, manifestação folclórica do nordeste do Brasil;
  • Música profana, a música não-sacra, vinculada a tradições não religiosas;
  • Profanação, acto de retirar a algo o seu carácter sagrado;
  • Profanidade ou sacrilégio, uso profano de pessoa, lugar ou objecto sagrado.
SAGRADO
  • O sagrado se relaciona com a santidade. Santidade é, em geral, o estado de ser santo (percebido pelos religiosos como os indivíduos associados com o divino) ou sagrados (considerados dignos de respeito e devoção espiritual, ou que inspiram temor ou reverência entre os crentes em um determinado conjunto de ideias espirituais) .
Editoriais de moda
"O fenômeno religioso divide-se em duas partes: o sagrado e o profano, prevalecendo uma visão dualista, onde um se opõe ao outro. Nessa linha de pensamento, Émile Durkheim em seus estudos sobre a religião observa que “o sagrado e o profano foram pensados pelo espírito humano como gêneros distintos, como dois mundos que não têm nada em comum”. Em qualquer tipo de religião, a concepção do sagrado se manifesta sempre como uma realidade diferente das naturais, remetendo aoextraordinário, ao anormal, ao transcendental, ao metafísico. Quando o processo é tratado como um fato natural, biológico, normal, estamos no campo do profano, de tudo aquilo que não é sagrado."