Musas e músicas...Músicas e Musas

Sabemos que as mulheres sempre foram fonte de inspiração para tantos e tantos. Mas aqui vou falar das mulheres que, de algumas forma, exalaram uma química deixando os compositores encantados, a ponto de escrever músicas que ficaram mundialmente conhecidas.
No livro dos autores Michael Heatley e Frank Hopkinson, do livro Música & Musas, tradução de Christina Bazan e Christiano de Brito, mostra como algumas mulheres inspiraram as canções que foram escritas sobre elas.
Algumas inspirações, simplesmente surgiram apenas pelo fato de ver uma capa de revista ou por olhares em alguma festa. Com isso, surgindo maravilhas e  revelações em letras de músicas.

Marianne Faithfull tinha apenas 17 anos quando teve a sorte de ir a uma festa aonde estavam presentes Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones. O então empresário da banda se encantou pela moça e por seu nome. Ele, então, pediu para que a dupla compusesse uma canção para Marianne. E foi quando nasceu "As Tears Go By", que se tornou um hit na voz da cantora.

Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação
Coisa mais linda

Paulo H. Carvalho/CB/ReproduçãoHeloísa Eneida Menezes Paes Pinto (Helô Pinheiro), adolescente de 15 anos que diariamente passava, a caminho do mar de Ipanema, em frente ao Bar do Veloso, encantou Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Surgiu então a garota de Ipanema. Helô ficou conhecida mundialmente assim como a música que a projetou.

Uma loira da pesada

Serge Gainsbourg compôs “Je T’Aime (Moi Non Plus)” para cantar com Brigitte Bardot. O problema foi que o marido da musa teve uma crise de ciúmes. Gainsbourg, então, convidou Jane Birkin, que viria a ser, segundo ele, o amor de sua vida