Antoni Gaudí


Gaudí sempre inspirando o mundo da moda.
Foto Google
1852- 1926
Para os artistas da Europa nos anos de 1890, a Revolução Industrial marcou o refúgio para que eles voltassem a trabalhar inspirados na natureza. As fábricas não paravam, cada vez mais criavam artigos em massa. 
Nessa época, os arquitetos, designers, pintores e escultores, em busca de inspirações, pois queriam sair das linhas retas, foram estudar plantas, padrões ondulados, nuvens e formas de animais.
Esse novo estilo, na Grã-Bretanha e em outras partes da Europa foi chamado de Art Nouveau, já na Espanha foi chamada de Modernismo.
Gaudí ousava nas suas criações em mosaicos usando fragmentos multicoloridos (trencadis) nas superfícies de bancos e paredes. Dentre seus principais trabalhos temos:

* Parc Guell
Localizado no alto entre bosques atrás de Gràcia, oferece linda vista da cidade de Barcelona. O local tornou-se parque em 1926. É imenso, com diversos segmentos, esculturas e estátuas, feitos em mosaico... Juntar os caquinhos e construir um mundo multicolorido. Um verdadeiro conto de fadas.
Imagem Google

* La Pedrera
Teve esse nome devido ao fato de parecer com uma pedreira. Tornou-se um exemplo da arquitetura modernista. O prédio foi elaborado em ondas sinuosas de calcário. Curvas tanto dentro quanto fora.


O prédio foi encomendado pelo empreendedor Pere Mila i Camps e ocupa toda esquina de um quarteirão. Foi restaurado em 1996. 

Alguns apartamentos são residências particulares. Apenas um apartamento foi restaurado para ter o estilo original do início do século 20. 

Além desse que pode ser visitado, a cobertura é um ponto ideal para ver a vista e para conferir pontos surreais dessa arquitetura.


Principais trabalhos.

Em ordem cronológica: