Renda-se al Museu Marès de la Punta d'Arenys de Mar



Museu - Museu d’Arenys de Mar
Localização:  30 minutos de trem de Barcelona, na Espanha
Acervo - Peças de renda. 
Uma exposição recente mostrou a coleção de Carmen Tórtola Valencia, famosa dançarina erótica dos anos 1920.

Veja vídeos nos sites abaixo:
"Nascida em Sevilha, em 1882, ela se mudou para Londres quando ainda era pequena. Seus pais migraram para o México, deixando ela para trás, aos cuidados de uma rica família inglesa. O motivo, ninguém sabe ao certo. O fato é que os dois morreram pouco depois deixando a garota órfã. Ela começou sua carreira de dançarina em Londres em 1908 e se mudou para Madrid e depois para Barcelona, até sair de cena no auge do sucesso, em  1930. Carmen se tornou famosa em toda Europa e também na América do Sul por sua dança sensual e sua personalidade enigmática e misteriosa.
Durante anos a fio em que permaneceu em turnê pelo mundo, ela colecionou objetos de diferentes culturas, que com frequência usava em suas performances – como mantillas espanholas, peças de renda e outros tecidos exóticos que ela misturava com suas roupas. Sua coleção incluía peças francesas, belgas, russas, italianas, inglesas e irlandesas, como se pode conferir na galeria de imagens."

Coleção permanente


O museu possui uma variedade enorme de rendas. Caminhando desde o séc. XV até o séc. XX.  No acervo possui mantillas, peças religiosas, golas de renda, véus, toalhas de mesa e tantos outros itens do mundo inteiro. 
O museu também possui uma coleção criada durante o período Art Noveau. Dentre tantos, possui trabalhos com renda guipure.