Um pouco sobre o barroco e a moda.


Mais uma vez em cena.

Como sempre a moda e a arte caminham juntas. As inspirações buscam temas e conceitos para as estamparias. Aqui o bordado tomou conta dos looks. Esse resgate de inspirações só acrescentam conhecimento e beleza nas passarelas.
O barroco, com seus dourados, exageros é um excelente ponto de inspiração para um momento aonde o maxi é forte no mercado da moda.
 Barroco - Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas.
É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).
Arte  que define o bem e o mal;
Surgiu na Itália no século XVII;
Foi o rompimento do sentimento e da razão... Ciência e religião.
Uma arte de pura emoção. Um estilo decorativo e rebuscado, com curvas definidas. Com arabescos e exageros de forte intensidade. Presença da hipérbole (figura de linguagem caracterizada pelo exagero da expressão.
Culto dos contrastes - Presença da antítese. claro/escuro...Vida/morte...Tristeza/alegria.
Inspiração no estilo barroco. Peças com muitos bordados que lembram uma tapeçaria. As bolsas são um charme.
O preto, brocados, dourados são referências para o inverno de 2013.

Era do exagero.
Dolce & Gabbana
Sapato com exageros e super rebuscado nas formas.

Foto: Estilo barroco está com tudo no Hemisfério Norte http://ptsco.jp/T93Hw6






"O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Como estilo, constitui um amálgama de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Tal mistura é acentuada nas oficinas laicas, multiplicadas no decorrer do século, em que mestres portugueses se unem aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas das mais belas obras do barroco brasileiro. Pode-se dizer que o amálgama de elementos populares e eruditos produzido nas confrarias artesanais ajuda a rejuvenescer entre nós diversos estilos, ressuscitando, por exemplo, formas do gótico tardio alemão na obra de Aleijadinho (1730-1814). O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro".

Se você não viu este desfile, vale a pena conferir. Observe o cenário e os detalhes rebuscados do estilo barroco.
Se não abrir, veja direto no youtube.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ngnWx96YxKY

Fonte: Google, Wikipédia