Camafeu...

Camafeu
Ficheiro:AlexandriaMap1.jpgO camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandriasendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Inicialmente, estas jóias eram produzidas a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitológicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.
Você sabia que até o século XIX, os camafeus eram também utilizados por homens? Eram usados em elmos, capacetes, peitorais de armaduras e punhos de espada, bem como broches e anéis. Napoleão Bonaparte era um apaixonado pelos camafeus. Chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.
Por muito tempo, eles fizeram parte da decoração e ganharam destaque a partir do seu uso pela Rainha Vitória, que mostrou predileção pelos camafeus, que ditou moda entre as mulheres da época, que começaram a usá-los nas blusas, nos vestidos ou numa fita em volta do pescoço.
Hoje, considerada uma peça vintage é usado em diversas versões, cores e tamanhos.
Cameo / Camafeu

Colar gola de renda na cor marfim com entremeio de metal e pequeno camafeu. Fecho mosquetão e corrente alongadora de 10cm. R$35,00
Camafeu de Ptolomeu II Filadelfo.
Mint Green ROSE Cameo Pendant Victorian Romance by redtruckdesigns