20/05/2010

Evolução da Barbie


História

Foi Ruth Handler, esposa de Elliot Handler [fundador da empresa norte-americana Mattel] quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta, que até então só existia em papel [na verdade, a boneca alemã Lili, feita de celulóide, é anterior à Barbie e pode ter inspirado Ruth Handler]. Mãe de três filhos, Ken, Skipper e Barbara, ela não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, o diminutivo de Barbara. Mais tarde, Ken viria ser seu namorado e Skipper sua irmã-boneca.
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude.
Loura e vestida com um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura.
Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem dos final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelito para ir ao trabalho como designer de moda (1960).
                                                                         

4 comentários:

  1. quero uma de cada! adoreiii
    amanha é seu niiiverr!!!

    ResponderExcluir
  2. A Barbie é o símbolo de uma era e acho meio difícil moça ou guria hoje em dia que não tenha alguma ou pense em ter.
    Eu gostava mesmo era daquelas que pareciam bebês. hehe
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Teresinha, amiga querida!

    Que hoje teu dia seja repleto de alegrias, muitos beijinhos da família, apertos do marido, beijo babado do netinho e todo o amor do mundo.
    Que Deus lhe abençoe sempre e lhe conceda muitos e muitos anos de vida com saúde e felicidades.
    Parabéns por mais este aniversário.
    Um abraço apertado da amiga que adorou reencontrá-la.
    beijão
    da Beth

    ResponderExcluir
  4. a minha tbm mora longe.....mais é gente boa demais ...diz um ditado q sogra não é bom nem tão perto pra vir de chinelo, nem tão longe pra vir de malas....rsrs...bom findi semana....bjs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê