22/08/10

Diferentes mosaicos



Um impressionante mosaico de camisas polos. Exposição na cidade de Tókio – Japão, reproduzindo um auto-retrato de Van Gogh com 2.070 camisas de 24 cores diferentes, um trabalho muito interessante e que com certeza chama a atenção de quem passa por perto.
Pra você ter uma idéia, o quadro da Monalisa abaixo tem 1,20 x 0,83m e para sua montagem foram utilizados 330 cubos mágicos.
Cúpula do Batistério de Florença
Foto: Gent Shkullaku/AFP
Pintor albanês Saimir Strati, trabalha em um mosaico feito com pincéis do cantor Michael Jackson. Ele vai utilizar cerca de 250 mil pincéis para fazer o mosaico de 2,6 m. de comprimento.

Mosaico Bizantino

Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais (vidromármorecerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu.
A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.
Postar um comentário