05/09/2012

Cabelos vermelhos

Arrebatador em qualquer época
Tempos atrás as cortesãs adotaram  o vermelho, a famosa cor da luxúria,  quando a mulher começa a se emancipar e os fabricantes de rendas e afins tratam de se adaptar à nova clientela. Surge um novo vocabulário. O vermelho passa a ser sinônimo de pecado, loucura e escândalo. Aparecem também os artifícios da maquiagem, o batom vermelho e o rouge para colorir as bochechas.
"Os romanos eram grande admiradores dos cabelos vermelhos do povo celta e confeccionavam perucas ruivas, feitas com cabelos de mulheres de tribos germânicas.
Na cultura medieval, as mulheres ruivas não eram vistas com bons olhos. Acreditava-se que os cabelos afogueados eram típicos de um comportamento intempestivo e perigoso, pouco desejável numa mulher.
Entre os povos germânicos, havia a crença de que os ruivos estavam ligados ao diabo e à bruxaria, atividade que era muito mal vista e violentamente combatida entre esses povos, a despeito do que apregoam os manuais neo-pagãos…
Ainda na idade média muitas vezes se crucificavam ruivos, pois um grande número de pessoas pensava se tratar de lobisomens.
Na Romenia, berço do mito do vampirismo, os vampiros eram muitas vezes representados como possuidores de cabelos ruivos.

É no fim do reinado da Rainha Elizabeth que se generaliza a crença nas fadas como lindas mulheres dotadas de vastas cabeleiras ruivas…Por outro lado, em algumas representações Eva aparece como uma mulher ruiva, sendo este cabelo um signo do pecado.




Durante a era vitoriana, perpetuava-se a repúdia aos cabelos ruivos, que, no entanto, eram muito apreciados e largamente retratados por diversos artistas pré-rafaelitas e pelos seus “herdeiros”, os estetas. Nesse período se torna clássica a representação da mulher ruiva de pele clara e olhos verdes os azuis".

Naturais ou não, os cabelos avermelhados chamam muita a atenção e dão um toque de sofisticação. Muitas mulheres ficam exóticas com essa tonalidade no cabelo. Essa cor, por muitos, está associada a personalidade forte e cria um certo clima no imaginário masculino. Podemos afirmar que o cabelo vermelho é um incrível acessório nesse mundo fashion.
Euzinha...Depois do salão...
Atualmente, os fabricantes de shampoos inovam nas suas fórmulas para os cabelos vermelhos terem mais vitalidade, brilho e encanto.
Fonte: Google

5 comentários:

  1. É mesmo, quanto mistério sempre envolveu esta cor de cabelos!
    Eu acho lindos, principalmente as ruivas bem branquinhas com sardas, são charmosas demais.
    E você, cara amiga red, sempre ficou bem com esta cor, é a tua cara, tua marca registrada, tua personalidade refletida na alegria desta cor de cabelos.
    Aliás, ficou lindo este corte e a escova!
    Por coincidência, cortei ontem meus cabelinhos também e gostei da escova que o personal hair fez em mim, vou te mandar a foto.
    bjs cariocas

    (Olha, tem que comentar lá no meu post para concorrer à camiseta, ok)



    ResponderExcluir
  2. Amiga há dias que estou assistindo o seriado Roma e também já assisti alguns seriados envolvendo mesmo país! E é indiscutível a beleza que as mulheres da alta sociedade elegiam simbolo de beleza a cor vermelha para os cabelos.
    Sempre com perucas, ou cabelos naturais, as damas de Roma usavam como simbolo simbolo de poder, de beleza, de sofisticação as madeixas Vermelho.
    E eu sou louca por o ruivo... peninha que minha princesa não nasceu com os cabelos ruivinhos.
    Fiquei fascinada por essa princesinha, super natural do filme Valente. Um encanto de personalidade.
    Amiga teus cabelos é um arraso, amei o visual da escova.

    Querida hoje te convido para um café/ou um chá com um bolo quietinho para comemorarmos 365 dias do Pequena Aprendiz!
    Minha eterna gratidão a você que sempre deixa boas palavras e boas ideias no meu cantinho e no meu ♥.
    Bejinhos carregado de gratidão.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  3. Adoro cabelos vermelhos, vc sabe disso! rs
    Tentei uma vez e gostei muito, pena que é difícil manter e também tirar! beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Terezinha
    Ficou show o seu cabelo e, quando te conhecei, estava meio avermelhado também... ou será impressão minha??? O que sei é que combina com vc demais!!! Tem que ser muito estilosa pra ficar bom!!!
    Estou indo pra uma Missão além fronteira e só retorno daqui a um mês...
    Passando hoje pra informar para que vc não fique preocupada com o meu "sumiço", viu???
    Entretanto, deixo post programado em todos os Blogs...
    Na volta, retribuirei os comentários deixados, se Deus quiser!!!
    Fiquemos com a Deus da paz!!!
    Bjs fraternos

    ResponderExcluir
  5. O post ficou muito fofo ( e super cult, adorei). Tenho paixão por cabelo ruivo, mas tenho coragem, não: requer muita manutenção, quem sabe um dia?

    bjnhs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê