11/04/2010

Moda e Arte




judith_i
Quando estava na faculdade de artes e depois na faculdade de moda, existia sempre um  questionamento. Moda é arte? Então temos que saber o significado de moda e de arte para depois chegarmos a uma conclusão e resposta.
O que é moda?
Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. ...Pode-se dizer que a moda  é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos que, também, possui um contexto político, social e sociológico.
Agora, o que é arte?
Arte (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte.
Yves Saint Laurent foi um dos grandes homens da moda que se inspirou nas artes plásticas.
“O vestido Mondrian
Muitos estilistas se inspiram em obras de arte para suas criações.
E você, o que acha?




Moda Conceitual
Hussein Chalayan é um designer que faz diálogo entre moda e arte em seus trabalhos.

5 comentários:

  1. Te, não é possível!
    Deixei comentário aqui pra vc há dois dias e não aparece! Acho que tem algum problema sério acontecendo na rede, pois até pra abrir meu blog está meio difícil, imagino que sejam as chuvas e seus estragos.

    Eu disse mais ou menos isso: que a moda hoje é mais arte do que outra coisa, pois é tudo tão lindo, tão bem estudado, influências de pinturas, artistas renomados ou até mesmo da música.
    Não sou boa entendedora do assunto, mas é isso que eu percebo no mundo fashion atual.

    E outra coisa, dê uma olhada numa amigona que tem um blog também sobre moda e muito bonito e interessante:

    http://dbstudio.blogspot.com/

    chama-se Mônica e é uma ótima pessoa.

    beijos cariocas azuis

    ResponderExcluir
  2. Olá, Teresinha! Cheguei aqui pelo blog da Beth! Gostei muito do seu. Um cantinho colorido e transmite mt energia positiva.

    Eu não sou mt "entendedora" nem de moda, nem de artes. Quando o assunto é arte me interesso mais, confesso...Mas sou uma mera admiradora, que vê uma coisinha ali e outra aqui por prazer, não é uma profissão...Então na minha modesta opinião, acho que moda não é necessariamente arte, e nem arte é moda...Se bem que a moda pode representar bastante a arte, e alguns tipo de artes, podem apenas parecer moda :) Não sei se me fiz entender bem!
    Mas taí um pouco do que eu acho rsrs

    Vou passar a visitá-la pra aprender mais sobre esse mundo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oá, Teresinha,
    Muito prazer. Cheguei ao teu blog através do blog da Beth! Lindo o trabalho da boneca feita com cabeça.
    Também gostei da referência à Mondriaan naquele vestido - apesar de achar que não o usaria! Espero aprender um pouco sobre arte e moda com você.
    Parabéns! Voltarei!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer teu blog, pela Beth/lilás...Está lindo!Sucesso e boa sorte!beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Terezinha. Vim pela chamada da Beth, também. Como o blog está novinho, li tudo.
    Sou uma vovó desapegada de moda, para usar, mas adoro ver, leio revistas, etc.
    Será um prazer vir aqui.
    Pode me dizer de quem foi a obra, de representar a modelo como a da pintura? Ficou maravilhoso!
    Um abraço e benvinda a esse mundo gostoso!
    (Quando comecei, a Beth também me apresentou em seu blog e logo, logo tive meus seguidores. Ela é "pé quente" e uma fada madrinha de primeira!)

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê