30/05/2010

Blogagem coletiva “ Vida simples”


Blogagem coletiva “ Vida simples” 
http://milasville.blogspot.com

Cabaças e cabaças...
Quando eu morava em Natal-RN conheci uma arte que usava a tão famosa cabaça (O pé de cabaça pode se desenvolver na forma de trepadeira ou junto ao solo. Para que os frutos cresçam saudáveis, o clima deve ser seco. Em climas muito úmidos ou chuvosos, o fruto apodrece ou cai ainda pequeno. No Brasil, pode-se encontrar cabaças nas regiões Sul e Nordeste).
cabaça
Pé de Cabaça

Acho muito interessante essa minha ligação com essas tais cabaças, pois na minha linda infância (digo linda, apesar de tantas dificuldades encontradas pelos meus pais para sustentar tantos filhos e pelas carências encontradas na época, mas...Mesmo assim, foi uma infância muito digna).
Lá no interior, digo roça, as pessoas usavam a cabaça como utensílio para cozinha, portanto, a minha ligação com a mesma sempre foi muito forte.
Voltando a Natal...Reencontrei a cabaça em forma de expressão artística.  Amei e fiquei fã.
A partir daí comecei a ir distante do bairro onde morava para comprá-las. E da-lhe tinta e tinta...Minha casa virou um imenso galinheiro... E as bonequinhas, também, estavam presentes...Comecei a ter encomendas...Encomendas...Foi o máximo!!!


A partir daí comecei a fazer e a comprar galinhas diferentes para decorar a minha casa. Eu adoro as cocós...




22 comentários:

  1. Oi Teresinha...adoro artesanato com cabaças...mas aqui nunca vi a cabaça pra vender...eu participava de uma feira grande de decoração em Sampa onde tinha uma menina de Recife que fazia coisas lindas com elas...adoro! E as suas estão lindas. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi,amiga!
    É mesmo, você é um talento no artesanato e suas galinhas são simplesmente maravilhosas.
    Eu tenho umazinha que minha irmã me trouxe do Esp.Santo também, só que é magrinha. hehe
    Isso combina mesmo com o jeito simples de ver e enfeitar a vida.
    umbeijo grande carioca

    ResponderExcluir
  3. Lindas demais essas galinhas e a boneca, adorei. Conheco o trabalho com cabacas, e esse seu está belíssimo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Terezinha,

    Sua arte com as CABAÇAS é realmente muito alegre e colorida!!
    Eu gosto muito desse tipo de artesanato.
    O simples ganha beleza e cor e aguça a imaginação do artista no momento de criar suas peças...
    Parabéns
    Abração carinhoso.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  5. Oi Terezinha,

    Sua arte com as CABAÇAS é realmente muito alegre e colorida!!
    Eu gosto muito desse tipo de artesanato.
    O simples ganha beleza e cor e aguça a imaginação do artista no momento de criar suas peças...
    Parabéns
    Abração carinhoso.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  6. que graça Terezinha!

    sabe que tenho uma afinidade enorme com as galinhas de enfeite? principalmente as de angola, uma graça

    um beijo e obrigada pela visita sempre carinhosa.

    ResponderExcluir
  7. Amo arte em cabaça! Tá lindo o seu post... Vida simples = arte em casa! Tudo a ver mesmo.

    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Teresinha, lembrei de Recife e também de Porto de Galinhas, lá tem galinhas de todos os tipos e muitas feitas com cabaça. Me arrependi de não trazer algumas para casa, mas fiquei com medo que quebrassem na mala.
    Adorei as que você fez. E a boneca está lindíssima!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sou testemunha do seu amor pelas cocós! kkkk adoro seu trabalho, e mesmo desajeitada, adoro te ajudar,
    beijos mãe!

    ResponderExcluir
  10. Teresinha,
    Adoro esses trabalhos em cabaça e os seus estão muito bonitos.
    Ainda há pouco tempo, numa viagem pelo interior de São Paulo, comprei uns artesanatos muito interessantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa tua postagem,Aqui noSul, chama-se PORONGOS. Lindo e bem colorido!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  12. Terezinha, gosto demais dessas galinhas e as suas são diferentes, caprichadas.
    O simples da vida sempre é mais bonito.
    Adorei a mola com a sombrinha fechada. Um charme só!
    Bj.

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Que interessante! Nunca tinha visto as cabacinhas no pé! Que formosas...e depois de pintadas e transformadas ficam mesmo uma graça!

    Coisinhas simples, mas cheias de muito encanto e simpatia!

    Um abraço pra vc,
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Quanto talento! Simplesmente lindo o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  15. Que legal conhecer você e seu trabalho.....

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia e gostei muito! Lembro que na roça, lavavam arroz na cabaça!! Um mesma deixei uma rodar córrego abaixo!! (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Oi linda

    Mas ficam lindas mesmo as galinhas feitas de cabaça...mais uma opção para dar nos aniversários e festas a fim...
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  18. Terezinha que trabalho lindo com as cabaças. Que legal vc morar aqui pertinho de mim. Já estou te seguindo. Adorei a sua visitinha. Volte sempre pois virei sempre por aqui também. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Muito lindo o trabalho com cabaças, não conhecia. Minha mãe tinhas as cabaças usadas como escorregor de arroz e feijão, outras como bacia, muito legal!
    Todas estas imagens são de trablhos seus???
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Puxa, haja criatividade! Parabéns por suas Artes (com A maiúsculo!) e pelo blog, que está sensacional.
    Um beijo, André

    ResponderExcluir
  21. Terê, lindooooooooooooooooooooo!
    Ameisuas cocós! Tenho afeição por elas também!
    Bjks.
    Marianne

    ResponderExcluir
  22. Oiii Teresinha,
    Muito lindo teu trabalho com PORONGOS, como dizemos aqui no sul! Sabes, meu pai(88) tbm faz muita coisa linda com porongos, mas agora ele anda meio preguiçoso, só quer saber de internet: jogo de damas, orkut, msn, etc. Por isso, quando vi teu post, lembrei dele. Vou até mandar o link pra ele dar uma olhada!

    Eu adoro esses cocós, tenho vários aqui em casa, aliás, tinha, meus filhos "carregaram", hehe. É um trabalho que agrada todo mundo, não tem quem não goste!!! Mas esses do teu post, são fora-de-série! Parabéns! bjssssssss

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê