01/07/2010

Defesa do meu TCC

Na segunda-feira, estarei defendendo a minha tese. Enfrentar a banca e torcer para que tudo dê certo.
Meu tema: Um olhar através da indumentária.

l
Vou abordar o tema da moda, mostrando o seu surgimento e a sua aplicabilidade.
l
Levantar questões, tais como o preconceito, a reivindicação de uma moda consciente, a abordagem do visagismo, no sentido de melhorar a aparência para ajuda da auto estima.
l
Além disso, destacar a questão da ergonomia, na moda, já que o conforto e a estética são aspectos exigidos e que devem ser vistos para satisfazer e mostrar que o vestuário pode favorecer e desfavorecer o corpo, levando sempre em conta o bem estar do ser humano.
Quero mostrar que a roupa comunica e que podemos levantar questões históricas só pelas vestimentas. Cada período possui suas características e individualidades.
Através de uma vestimenta, podemos ter sucesso ou fracasso. 
Vou citar uma passagem do filme O Diabo Veste Prada e mostrar o quanto é difícil a aceitação em uma empresa, na contratação de uma funcionária que não está vestida de acordo com as regras exigidas. Só que no filme, a novata e recém formada em jornalismo teve a chance de mostrar a sua potencialidade. Coisa difícil aqui na real.
Temos que perceber que através da roupa existe um ser pensante, um ser que tem emoções e que tem potencial para exercer algumas atividades exigidas no mercado. 


lAcredita-se que a vestimenta adequada às pessoas revela muito da sua auto imagem. Cremos que a moda deve ser mensageira de bons fluidos do indivíduo e não imposta, com padrões rígidos de uma sociedade magra, alta e bela. O ideal na moda é ser pensada no suporte principal, que é o corpo humano, nas necessidades e no estilo de vida de cada grupo.

Outro fator é que as pessoas são influenciadas também pelos grupos de aspirações – são aqueles aos quais elas gostariam de pertencer, mas não pertencem. Nessa situação, o consumidor pode projetar uma imagem que não corresponde à sua realidade, mas com o grupo com o qual ele quer ser identificado como pertencente ou ao qual deseja pertencer um dia.
A moda tem que ser para todos, independente da estrutura física. A diversidade é enorme e temos que atender a todos.



O mais importante desse trabalho foi que, ao finalizar os estudos, pôde-se perceber a existência de causas plausíveis para as pessoas ditas “não normais” que procuram valorizar o indivíduo e a sua auto estima, mostram caminhos viáveis para o bem-estar  para uma vida saudável.
Hoje, temos campanhas que estão favorecendo pessoas que estão fora do padrão exigido. Isso é muito gratificante. Revistas importantes que estão estampando em suas capas mulheres lindas que não se preocupam em vestir 38. Estão mais preocupadas com o bem estar e com a saúde.

Será que precisamos disso para
mostrar ao mundo a nossa capacidade?













1.

4 comentários:

  1. Lindo e com imagens lindas e a última, impressionate.Uma pena isso.Desejo de todo coração que tua defesa seja maravilhosae tenho certeza,SERÁ!!! Boa sorte! beijos,tudo de bom,depois nos conta!chica

    ResponderExcluir
  2. Priscila Ferreira01/07/2010 21:12

    Isso mesmo mãe!
    parabéns pela sua pesquisa!
    estou torcendo por vc!

    vamos vestir 40 e ser feliz o//

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaa,
    Vai bombar muito na sua tese, tenho certeza!
    Seu enfoque está absolutamente interessante e vai causar interesse na banca. Vá com firmeza e se você falar com a pequena amostragem que fez por aqui, será excelente.
    beijos cariocas


    Ahhh, já viu quem está lá no meu pedaço hoje?

    ResponderExcluir
  4. Terezinha tenho certeza que vc vai tirar 10. O tema é maravilhoso. Fica tranquila, vai dar tudo certo.Já passei por isso também e confesso que adorei a experiência. Meu marido (que estava presente) sempre diz que não foi uma defesa, foi uma aparesentação pois eu amava tanto o tema e tinha total conhecimento delem que foi um momento maravilhoso. Acredito, pelo que vc escreveu aqui que você esteve debruçada por meses nesse estudoi e também está mergulahda dentro dele. Portanto tenho certeza que pra vc será também um momento único. Um dia para a gente crescer,um dia para ficar pra sempre guardado no coração. Bjs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê