08/08/2010

Vitrines x Criatividade

Eu não sei quanto a você, mas eu adoro ver a criatividade usada pelos vitrinistas.  É interessante andar pelas ruas e ver que, a cada dia, algumas lojas mudam o layout  e aguçam a nossa vontade de entrar e ver as novidades no interior da loja.
Acho interessante essas pequenas amostras que cativam o público. Que marketing dinâmico! 
Que bacana o uso de elementos, tais como as cores, a iluminação que muitas vezes tornam uma verdadeira obra de arte mostrando o conceito da loja.
Esse recurso existe desde antes de Cristo. Naquela época, os comerciantes já percebiam a necessidade de conquistar e atrair os clientes com a organização de seus produtos expostos.
É claro que não havia os recursos que temos atualmente, mas usavam a criatividade e a imaginação.
Conforme vestígios encontrados, pode-se ver que eles usavam figuras, cores e até mesmo manequins. O mercado Trajano, dos romanos, por exemplo, organizava suas lojas nos moldes dos “shoppings” da atualidade.





By Teresinha Ferreira






10 comentários:

  1. É muito interessante olhar hoje em dia como montam as vitrines das lojas.
    Tem algumas que são verdadeiros trabalhos de arte.
    Vi ano passado em NY uma loja da Macy's completamente enfeitada com flores naturais e do mundo todo, desde as mais exóticas às mais simples. Um deslumbramento e nunca esquecerei na vida.
    Linda postagem amiga.
    beijinhos cariocas

    e beijos no papai daí.

    ResponderExcluir
  2. Te (olha a intimidade, alto lá!), se vc gosta de vitrines, dá uma olhada no http://vitrinerg.blogspot.com.

    o Ro(gério) é vitrinista, professor e editor desse blog muito bom.

    Se ele ainda não tem as suas por lá, ia amar!

    Aqui no Rio, a mais diferente e bacana foi a dda Reserva: um espelho na vitrine com looks desenhados. o "cliente" passa e "prova". Estão de parabéns (estava sem máquina e cel, do contrário, já tinha publicado)

    bjnhs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Terezinha também adoro ver a criatividade desses profissionais. As vezes percebo quantas dicas para das vitrines serevem para a nossa casa, para uma festa. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Puxa Tere!! Não dá pra dizer qual deles é o mais bonito!! De fato criatividade faz toda a diferença numa vitrine!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Terezinha!
    Eu amooo ver e trabalhar com vitrines!
    Adoro sair por aí tirando fotos de vitrines criativas:)
    Essas q vc postou sao inspiradorass!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  6. Opções mesmo tem em Sampa, né? Aqui no Rio é meio devagar, é devagar, devagarinho ;>)

    Eu estudo design de moda - estou adorando!

    bjnhs

    ResponderExcluir
  7. Oi Terezinha,
    Onde vc mora? Fiquei curiosa, pois as vitrines que vc postou são lindas! Aqui na minha cidade as vitrines são tão feinhas. acho que não tem nenhum vitrinista por aqui.
    Bjkas e uma ótima semana para vc.

    ResponderExcluir
  8. Oi Teresinha,
    Aqui no Estado de SP acho que o Senac oferece este curso. Se aí tiver Senac, acho que vale a pena das uma olhada.
    Bjkas e uma ótima terça-feira para vc.

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    queridaaa
    adorei o blog!!!!
    vim fazer uma visitinha e ameiii
    gosto muito do post tbm,prq eu faço curso de vitrinistaaa....
    to seguindooo
    um grande bj

    vitrinegiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Todas muito bonitas e elegantes!

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê