08/11/2010

Estilo sustentável.



Na revista da TAM, (novembro/10), a colunista Sonia Racy do jornal O Estado de S.Paulo, abordou um assunto muito interessante. O ESTILO SUSTENTÁVEL.
Isso quer dizer que os empreendedores estão preocupados com a nova realidade do planeta. E que, a cada dia, estão mais conscientes e trabalham a favor da preservação do meio ambiente.
Hoje, existem tecidos ecologicamente corretos. Temos, por exemplo, o emborrachado com látex natural; os tecidos orgânicos, produzidos com algodão plantados sem o uso de agrotóxicos e também o couro vegetal, substituindo o natural.
"Dentro desse novo ciclo ambientalista, desmembra-se o upcycle, palavra do momento no mundo ecofashion".
Na verdade, isso quer dizer que algumas peças, tais como, objetos, roupas e acessórios que estão com os dias contados, ganham nova cara. Essa transformação ocorre sem nenhum produto químico no seu processo.
"A frente desse movimento estão os ingleses. Há três anos, o governo eco-orientado de Gordon Brown apoiou a criação do Centro de Moda Sustentável".
Um fato muito interessante também foi o lançamento do livro Junky Styling das estilistas Annika Sanders e Kerry Seager que ensina a transformar junk (lixo) em wardrobe (peças do guarda-roupa).
Roupa feita com material reciclado,
 pelo estilista Gary Harvey

Aqui no Brasil o processo ainda está muito lento, mas vamos ter esperanças que a indústria da moda se preocupe cada vez mais com o nosso meio ambiente.

Acho que a conscientização em proteger e descobrir meios para ajudar a preservar o nosso planeta, tem que ter a participação e a colaboração de todos. Não importando se alguns governantes estão à frente de criar projetos A ou B para defender e proteger o meio ambiente. Que todos tenham essa generosa obrigação.
O meio ambiente agradece.

3 comentários:

  1. Olá Terezinha
    Concordo plenamente com você, precisamos fazer algo por este planeta independente de quem esteja fazendo.
    Ainda bem que nosso país aos poucos está despertando pra este realidade.
    bjos e bom dia

    ResponderExcluir
  2. Oi Terezinha, fiquei mega feliz com a sua visita :D
    Esse post está ótimo, ajuda muita gente abrir os olhos,

    Amor,peço que me ajude na votação do concurso da sony, pra votar é clicar na minha foto que está no canto direito do blog, obrigada amore *_*

    Chêrinhos :*

    ResponderExcluir
  3. OLÁ TEREZINHA, VIM AGRADECER A VISITA E AMEI SEU BLOG JÁ TÔ SEGUINDO, CONCORDO QUE TEMOS QUE PENSAR NO IMPACTO QUE CAUSAMOS E AGIR DE MANEIRA CONSCIENTE , SE CADA UM FIZESSE SUA PARTE O MUNDO SERIA BEMMMM MELHOR. TAMBÉM GOSTEI DA IDEIA DO ESQUECIMENTO DO LIVRO , EU ESQUECI UM NO BAUZINHO DE LEITURA DA ESCOLA QUE DOU AULAS, É UMA ESCOLA DE BIBLIOTECA BEM PRECÁRIA. DEIXEI UM LIVRO DA SÉRIE VAGA LUME , ESSA COLEÇÃO MARCOU MINHA ADOLESCÊNCIA. BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE SEMANA...

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê