16/08/2012

A emancipação da mulher

Há muitos e muitos anos atrás, nos anos doces, inocentes com certa pitada de pimenta da minha vida -  Isso aconteceu na minha escola - Fui convidada para participar de um concurso. Esses concursos de escola que elegem a mais bonita, a mais simpática etc. 
Lá fui eu toda animada. 
Fiquei super apreensiva, pois tínhamos três perguntas para decorar. Era sorteio. Isso ficou marcado na minha mente e nas minhas lembranças. A pergunta foi a seguinte: O que você acha sobre a emancipação da mulher?
Eu era muito jovem. Nem sabia a abrangência desse assunto direito. O negócio do momento era o concurso e a decoreba.rs.
A resposta foi a seguinte: A mulher já está emancipada, não pelo sexo, mas sim pela liberdade. Eu decorei isso com todas as forças e garras que eu tinha. rsrs... Foi tenso...
Hoje, percebo que foi muito profundo. A pergunta, a resposta e a pessoa que elaborou tudo isso. 

Então... A emancipação da mulher foi e está sendo feita corretamente? Algumas pessoas acham que a mulher ficou com uma sobrecarga de afazeres muito injusta. Pois, além de trabalhar fora ela tem que administrar toda casa, filhos etc.
Por outro lado, a mulher conquistou seus direitos. Teve a sua autonomia e liberdade de expressão. Foi reconhecida no mercado de trabalho. Conseguiu ir para uma faculdade e ter a sua liberdade profissional. Isso sem contar com tantas conquistas que nós mulheres estamos obtendo com o decorrer do tempo.
A emancipação da mulher refletiu no 
MUNDO DA MODA. 
E você, o que acha da emancipação da mulher em relação a moda?

Você sabia?
"Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pintofoi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos." Fonte. Wikipédia

Ah!!! O concurso?? Ganhei em primeiro lugar.kkkkk

5 comentários:

  1. Olá, querida Terezinha
    O que mais gosto, nesse aspecto, é a questão de podermos fazer a nossa moda do nosso estilo... sem nos escravizarmo-nos com a mesma... isso é fantástico!!!
    Antes, estávamos sujeitas ao habitual de uma certa forma...
    Tem coisa linda que não é para mim e eu não sou obrigada a usá-la... Bacana demais!!!
    Além do mais, o senso crítico deve ter primazia sempre...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  2. Tê amadinha!
    Espero que esteja melhor agora, não consegui falar contigo pelo Skype, mas deixei recadinho tá.
    Post legal, você devia ser aquela morena bonita da turma e ganhou de lavada o concurso, né mesmo?
    Mandou bem na resposta, pois a liberdade que tivemos, a duras penas, lógico, foi maravilhosa e, espero, que continuemos a exercê-la com honra e glórias.
    Não conhecia esta mulher fantástica do mundo da moda que nos apresentou, muito interessante seu trabalho envolvendo-se com o social.
    um super abraço, carioca




    ResponderExcluir
  3. Com certeza refletiu na moda, se não estaríamos amarradas aos espartilhos até hoje! sua cara concursos assim rs! parabéns pelo primeiro lugar!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Tê querida!
    Que brilhante pergunta e resposta. Essa minha amiga deveria ser um sucesso de beleza. Depois deveria mostrar umas fotinhas. (Estou curiosa).
    Voltei aqui na sua postagem, e não tinha observado a curiosidade. Você ganhou em 1° lugar. Não é só beleza, mas é muito conhecimento também.
    Amiga eu acredito que a cada dia a mulher se sobressai, está em constante mudança, alcançando cada vez mais seu espaço!
    É de uma capacidade incrível, imensurável o seu papel, de profissional e dona de casa!
    Mas, ainda continuo a achar que muitas estão ligadas a ditadura da moda, gosto de pessoas com estilo, personalidade, sem medo de ousar e ser feliz.
    Um lindo início de semana!
    Beijinhos no ♥.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  5. Primeiras coisas primeiro:
    Parabéns pelo 1º lugar no concurso, Tê! Amei a resposta - deve ter aturdido os jurados. Sincera e muito sensível. Adorei!
    re. emancipação feminina, hoje, exceto em condições desfavoráveis, o que vale é a competência. BINGO!

    bjnhs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê