14/02/2013

Anéis para todos os gostos.

O Anel fez-se presente em diversas épocas e situações da história do homem. Podemos relembrar o legendário anel com selo de Salomão, a estrela de seis pontas, utilizado para afastar o mal. No ano de 350 a.C. Aristóteles menciona um oráculo que utilizava o tilintar sincronizado de dois anéis presos a fios, indicando o momento propício a uma determinada ação. O mesmo filósofo mencionou o fato dos cartagineses oferecerem anéis aos seus oficiais a cada vitória alcançada, reforçando aí a imagem de nobreza que cerca o anel desde os tempos mais antigos.
Entre gregos e romanos o direito de usar o anel era concedido apenas aos cidadãos beneméritos, o metal empregado era o ferro.







Você sabia?


1 - Que a aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até aos dias de hoje.


No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais disponível para outros pretendentes. A partir do século IX, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
2 - Que o anel do Papa, "o Anel do Pescador", apresenta a imagem do apóstolo Pedro pescando com uma rede. Esse anel é quebrado após a morte do Papa, para que não seja usado por mais ninguém.

7 comentários:

  1. Tê sua linda!

    Vc e seus posts lindos e cheios de conteúdo!

    I'm crazy about aneis!!!

    Amei o post! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o vídeo, e as curiosidades, não sabia!
    beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Terezinha
    Gostei da curiosidade do quarto dedo... legal!!!
    To voltando das férias...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  4. Oi Teresinha
    Muito legal a história dos aneis, a da aliança é super interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adoro usar anéis quando minhas unhas estão longas - super raro: vivem se quebrando. Daí, pra piorar a história eu roo - coisa mais feia...
    ; > (((

    bjnhssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Boas informações e que lindos anéis.
    bjs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê