19/08/2013

Camafeu...

Camafeu
Ficheiro:AlexandriaMap1.jpgO camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandriasendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Inicialmente, estas jóias eram produzidas a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitológicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.
Você sabia que até o século XIX, os camafeus eram também utilizados por homens? Eram usados em elmos, capacetes, peitorais de armaduras e punhos de espada, bem como broches e anéis. Napoleão Bonaparte era um apaixonado pelos camafeus. Chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.
Por muito tempo, eles fizeram parte da decoração e ganharam destaque a partir do seu uso pela Rainha Vitória, que mostrou predileção pelos camafeus, que ditou moda entre as mulheres da época, que começaram a usá-los nas blusas, nos vestidos ou numa fita em volta do pescoço.
Hoje, considerada uma peça vintage é usado em diversas versões, cores e tamanhos.
Cameo / Camafeu

Colar gola de renda na cor marfim com entremeio de metal e pequeno camafeu. Fecho mosquetão e corrente alongadora de 10cm. R$35,00
Camafeu de Ptolomeu II Filadelfo.
Mint Green ROSE Cameo Pendant Victorian Romance by redtruckdesigns

8 comentários:

  1. Minha mãe tinha mania deles.Eu não gostava, hoje gosto! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Tê!
    Camafeu é chiquérrimo.
    Em anel, nunca tinha visto e gostei da ideia.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  3. Acho simplesmente elegante o camafeu.Tive uns dois na juventude e os usava só em ocasiões especiais.Um toque de realeza em perfis nacarados.Lindo!!!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito lindo, mas ainda não tenho... Vou providenciar ; > ))))

    bjnhssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindos de morrer, inclusive os broches que a gente usava quando era criança.
    Bem que podia voltar a moda, tenho pelo menos dois guardados lá na serra.
    Lindos todos estes e o anel, huummm que sonho!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  6. Oi Teresinha
    Eu tenho um que comprei há muitos anos, está guardado, meu marido disse que é brega e antigo.
    Belíssimas imagens que você escolheu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei aprender mais sobre os camafeus. Lindas essas peças!
    Eu amo camafeus, desde sempre.
    Tenho um broche que adoro e uso sempre (amo com a blusinha branca de babado fechando a gola, bem retrô, rsrs), brinco e colares com camafeus.
    Peça linda, acho que é requintada mesmo sendo bijoux.
    Beijos e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. São peças lindas e delicadas! :)
    beijos

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê