História do espartilho.

Ele apareceu na história da moda por volta do século XVI. Um corpete que era usado como roupa de baixo para dar suporte e para modelar os “corpichos”.
Hoje chamamos de espartilho ou corset.
Era um suporte do busto chegando até a cintura.
Entre a Antiguidade e a Idade Média, o suporte era feito de faixas de tecido. Somente nos séculos XIII e XIV, que os materiais foram mudando e sendo usados tecidos mais rígidos. Isso deixava ainda mais as mulheres mais esguias. Essa idéia evoluiria para o kirtle, um tipo de colete engomado e reforçado com cordas (como barbatanas), amarrado na frente. Eventualmente, o kirtle se mudaria para dentro das roupas. Mais tarde, a idéia de “vestido” seria enfim separada em corpete e saia, permitindo que o corpete fosse justo e retilíneo, enquanto a saia poderia ser absurdamente volumosa com a ajuda de anáguas engomadas e crinolinas (eram armações usadas sob as saias para lhes conferir volume, sem a necessidade do uso de inúmeras anáguas).
"Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no início do século XX quando foi inventado o sutiã. No início dos anos 80 alguns estilistas trouxeram de volta à moda peças que antes tinham sido relegadas ao fetiche e dentre elas estava o Espartilho. Esse revival não durou muito, em 1990 apenas poucos espartilhos apareciam em coleções de estilistas famosos".
Existem vários modelos de espartilhos. Tanto pode ser usado por debaixo da roupa como, também, pode ser usado como apelo sexual.
É UM VERDADEIRO FETICHE.

E você, o que acha do espartilho?