18/05/2010

A moda do chiclete..







A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre osMaias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorriade cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram. Também na Grécia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e eliminar o mau hálito.
Nos anos 60 do século XIXAntonio López de Santa Anna (presidente e general mexicano exilado nos EUA) levou para a América do norte uma resina cremosa (látex) a que chamavam chicle. Apresentou-a a Thomas Adams Jr, um fotógrafo e inventor nova-iorquino, que tentou, sem sucesso, vulcanizá-la, utilizando-a depois para o fabrico de pastilhas elásticas que se tornaram um sucesso. Mais tarde, melhorou-lhes o sabor, acrescentando um pouco de licor, o que agradou aos seus clientes.
Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.
O nome "chiclete" deriva-se de Chiclets, um produto da ADAMS.
As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica, não só nos EUA mas também um pouco por todo o mundo. Era tida como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas. E também para evitar o congelamento do maxilar durante as emboscadas noturnas.
Com o aumento do seu consumo, os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais. Surgiram novos tipos (sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos, etc.) e novas marcas de pastilhas.
No Brasil, a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945, sendo Natal a primeira cidade brasileira a conhecer o produto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chiclete
click to zoom
Até Ronaldo Fraga aderiu as famosas gomas de mascar.
Além dos modelitos acima, as embalagens das gomas de mascar também serão assinadas pelo estilista, cada uma com cores e estampas exclusivas, by Ronaldo Fraga.

Fiquei aqui lembrando do ping pong...Tinha um aroma delicioso...Que saudades!!!
Beijos com sabor de morango...



2 comentários:

  1. Que delícia de postttttttttt!!!Amei, vou ali correndo comprar uns, deu vontade. Amei saber que a minha terrinha foi pioneira. Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Ai, Te, que grnde lembraça!
    Como eu mascava ping-pong! Adorava!
    Quer dizer então que os modelitos virão com estampas das caixinhas?!
    Legal!
    Gostei também de saber da historinha, assim como nnca poderia imaginar que o primeiro lugar a ser vendido tinha sido lá em Natal.
    Valeu!
    beijãozão carioca

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê