Blogagem coletiva ...Cor: Branco



Associei a cor com a lingerie. E vou contar um pouquinho da história e o surgimento da mesma.
Durante décadas, o corpo das mulheres vem sendo moldado, valorizado e até controlado por peças usadas embaixo da roupa - os primeiros sutiãs foram criados em 1915.
"As mulheres na ilha de Creta usavam um soutien  apertado. Um suporte feito de ossos que empurraram os seus seios para cima, expostos para todos verem. Historiadores acreditam que estas sociedades antigas foram igualitárias e foram o elo simbólico entre a humanidade e o fluxo da natureza".
Os romanos usavam shorts conhecidos como subligaculum e as mulheres cobriam os seios com um strophium (peito de pano).
Uma chemise (muitas vezes considerado um precursor para a t-shirt) era usado entre a pele e o vestuário exterior na época medieval. Isto foi feito para proteger o vestuário de suor e de outras secreções corporais. Espartilhos de ferro também eram utilizados nessa época. Roupas exteriores eram lavadas raramente, por isso a chemise era lavada com regularidade.
Com o passar do tempo e, com a difusão do Cristianismo, começou a crescer a preocupação de tapar o corpo, com a utilização de tecidos grossos e com pequena possibilidade de revelar os contornos do corpo. O brotar da Renascimento trouxe o desejo de realçar as formas humanas e os seus contornos, escondidos durante tanto tempo.
O Renascimento traz uma notável valorização das curvas femininas e as mulheres chegaram a extremos para atingir a forma perfeita de uma ampulheta. Espartilhos extremamente apertados eram utilizados nessa época. Médicos alertavam que esses corsets comprimiam tão rigorosamente o corpo feminino, que seus órgãos internos estavam sendo esmagados. Muitas mulheres desmaiavam por não conseguir respirar.
A moda e a lingerie começavam a imperar e a preocupação com o aspecto físico começou a ser cada vez maior. A mulher começa a preocupar-se com a sua silhueta, e no seu roupeiro entram peças como soutiens, tops avantajados, minissaias, tangas, camisolas tansparentes, calças justas, entre tantos outros acessórios.
Até o final do século 19, o espartilho havia se tornado um adepto não só dos seios, mas das recém-criadas meias, surgindo assim as cintas-ligas.
Em 1913, Mary Phelps Jacob criou um novo tipo de soutiens, menor do que o espartilho.
Após a Primeira Guerra Mundial, as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas e os espartilhos definitivamente não eram adequados para a atividade. Surge a necessidade de saias curtas, feitas de tecidos mais leves e fáceis de cuidar.
Na era industrial, surgiram novas opçoes de tecido, como as fibras elásticas Lastex, inventadas pela Dunlop Rubber, proporcionando maior conforto no contato com a pele.
Na década de 1940, o soutien push-up foi criado por Frederick Mellinger.
Hoje, com a evolução de novas técnicas, temos 
peças que até prometem combater a celulite, já pensou??