27/05/2010

Surgimento das Bijuterias


A Bijuteria surgiu da palavra francesa Bijouterie, que significa jóia.


É uma técnica milenar, surgiu antes de Cristo, provavelmente na Mesopotâmia.
A Arte Millefiori (Millefiori é uma técnica que produz glasswork distintivo padrões decorativos em vidro. O termo millefiori é uma combinação do italiano palavras "mille (mil) e" Fiori "(flores).
 
 Foi muito utilizada no antigo Egito, em objetos de adorno. Mas, posteriormente, desapareceu por muitos séculos, sendo então redescoberta na Itália, somente no século 15. Com a desculpa de que os fornos seriam causadores de incêndios, os vidreiros italianos foram isolados na Ilha de Murano. Lá esses artistas do vidro eram proibidos de deixarem a ilha, sob risco de morte, para que o segredo dessa preciosa técnica não fosse revelado ao mundo. Mas sair de Murano, para muitos operários, também significava a independência e o reconhecimento de sua arte na Europa, tornando-se mestres. 

RETRATOS DO TRABALHO EM MURANO - VENEZA, ITÁLIA
Foi assim que essa arte se espalhou.
 
Durante o século 19, a arte Millefiori viveu uma grande momento na Europa. Mais tarde, durante a segunda guerra mundial, quase desapareceu, ressurgindo com grande força após a mesma, somente por esforço e mérito dos habilidosos artistas.
Hoje, colecionadores pagam verdadeiras fortunas por objetos em Millefiori, principalmente os famosos pesos de papel, muito bem cotados em leilões.
A técnica foi adaptada à cerâmica plástica, mas o princípio é o mesmo...trabalha-se juntando os bastões coloridos, depois o corte transversal, e no caso do Fimo, a queima em forno caseiro.
Hoje em todo o mundo encontramos peças em Millefiori confeccionadas com essa massa alemã, e não apenas na bijuteria....pois existe uma variedade enorme na aplicação desta técnica. Mas é justamente na bijuteria, muitas vezes tão desprovidas de arte, onde encontramos uma linda maneira de aplicarmos esta surpreendente técnica e valorizarmos em muito o nosso trabalho.
By Teresinha Ferreira













7 comentários:

  1. Olá Terezinha, muito interessante seu post, além de linda as peças.
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Beijos e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Legal, a Má tem uma medalhinha dessa, e claro os seus colares lindoss! beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom saber de onde vêm as coisas que nós consumimos. Gostei muito!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Teresinha,
    Eu acho a coisa mais linda esses millifioris e há tempos atrás andei colecionando alguns, tenho-os aqui no apartamento do Rio e adoraria ter um colar com uma pedra verdadeira, direta da Itália, quem sabe um dia!
    Post legal e informativo.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim retribuir a visita e me deparo com um Blog maravilhoso cheio de BONITEZAS!!!!
    Bjos e volte sempre...eu voltarei!

    ResponderExcluir
  6. Oba!!!! Um post cultural. Amei. Os trabalhos são lindos!!! bjsssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi! Terezinha amei as peças,e gostaria de saber se é possivél,vc me passar as técnicas de como fazer as mandalas, se for meu e-mail é anticomaria@gmail.com muitissíma obrigada. Maria

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê