11/07/2010

Tecidos inteligentes

Sempre imaginávamos que as roupas do ano 2000 seriam roupas iguais as dos filmes de ficção.
3182959302 667a2a961f Tecnologia a favor da moda
Pois é, lá se foram anos e as roupas continuam quase iguais. Eu diria que iguais até demais. Resgatamos modelos que as vovós usavam e lançamos no mercado chamando de vintage. Particularmente acho muito interessante esse resgate de designers.
Agora, temos que admitir que uma coisa mudou e mudou muito desde décadas passadas. Sabe o que é???? O TECIDO.

“Desde que o homem criou sua primeira vestimenta, o algodão e o linho reinaram soberanos até meados do século XIX, quando surgiram as primeiras fibras sintéticas – acetato e viscose. O primeiro fio de acetato de celulose foi criado na Alemanha em 1869”.  Somente em 1920 o acetato voltou a ser produzido comercialmente.
Em 1905, a viscose, fibra sintética de celulose derivada da polpa de madeira passou a ser produzida.
Em 1938, foi lançada a segunda geração de sintéticos. O Nylon. As primeiras meias finas surgiram em 1940.
Na década de  80 houve uma rejeição dos sintéticos. No início dos anos 90 surgiram novas gerações desses tão falados sintéticos.
Somente em 1992, foi que a Rhodia lançou no Brasil a microfibra. Pode-se chamar que foi o primeiro fio inteligente lançado até então.

TECIDO INTELIGENTE: Tecidos lançados para suprir alguma exigência além do tecido convencional. A roupa inteligente utiliza uma tecnologia (nanotecnologia) para produzir materiais que permitem a proteção contra os raios UVA e UVB, facilitam a troca térmica etc.

O segmento esportivo vem, a cada dia, utilizando fios especiais que ajudam diversos segmentos esportivos e aceleram e facilitam novos recordes. 

Veja esse lançamento. É bem interessante.

5 comentários:

  1. adorei Teresinha! fico de olho na tecnologia textil e e' sempre bom conversar e trocar ideias sobre o setor, q eu adoooooro! obgdo. por sua visita! adorei seu blog! bjao!

    ResponderExcluir
  2. Teresinha não sabia de nada disso. Adorei a informação. Bjs

    ResponderExcluir
  3. hehehehe! ja pensou todos vestidos como OS Jetsons???
    MUITOOOOOOOOOO bacana teu Blog!

    ResponderExcluir
  4. Ah, quem dera chegar logo este dia em que estas roupitchas inteligentes vierem todas pros cabides do meu guarda roupas!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  5. Excelente materia! parabens!!! Existem muitos tipos de tecidos inteligente e foi pensando nisso que a aya lancou diversos tipos de tecidos inteligentes desde tecidos aromaticos, tecidos repelentes de insetos, impermeaveis, bactericidas, hidratantes, enfim, trouxe ao Brasil uma tecnologia altamente inovadora e eficaz, vale a pena conferir, aya-tech.blogspot.com ou em nosso site http://www.aya-tech.com.br
    Parabens!!

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê