Criadores de moda.

Estilista
O termo estilista foi inventado nos anos 60 para designar os novos criadores de moda das butiques de prêt-à-porter, de novas maisons e de filiais que se instalaram numa região de Paris chamada de Saint-Germain-des-Prés.

As maisons surgiram em Paris com Charles Frederic (1825-1895), o primeiro costureiro que apresentou seus modelos e desfiles com manequins vivos, no caso Marie,  e a cobrar preços bem superiores aos usuais para quem quizesse sua griffe. Ele foi considerado o "Pai da alta costura".
Charles conheceu Marie Vernet,  se apaixonou e casou. Ela se tornou sua musa inspiradora para diversas criações, além de se tornar modelo para apresentar as roupas para as clientes – seria a primeira modelo vivo a mostrar uma roupa.
Nascia assim, o desfile de moda.
 Em 1848, ele fez uma  Grande Exposição no Palácio de Cristal, em Londres.
Depois dos anos 75-90, uma nova geração de estilistas fizeram uma grande revolução da moda, desbancando Paris como centro máximo de criação, embora os desfiles de alta-costura, que geralmente aconteciam na cidade em janeiro e julho, tinham ainda uma enorme repercussão.
 
Nunca a moda esteve tão em evidência como nessas últimas décadas. Nos grandes centros, as exposições e os museus de moda se multiplicaram e o número de estilistas vem crescendo a cada dia.
Tornou-se cada vez maior a oferta de peças dos mais diferentes estilos e tendências e, hoje, cada um pode se vestir RESPEITANDO MAIS SUA PERSONALIDADE, SEUS GOSTOS E NECESSIDADES.

Um bom estilista tem que ser versátil, ter uma boa imaginação e ser super, hiper criativo. Além disso, ele tem que fazer muitas pesquisas e estar antenado com  a história da moda e afins.
La mode et le monde
Au revoir