11/08/2011

Sagrado e Profano

Falar desse assunto não é nada fácil, pois o que pode ser PROFANO para mim, não necessariamente será para você. 
Para que possamos ter um entendimento mais claro a respeito deste tema, nada melhor do que saber o real significado dessas palavras.

PROFRANO 
  • Arte profana, manifestações artísticas não vinculadas a valores religiosos;
  • Profano (Maçonaria), para a Maçonaria, pessoa não iniciada numa loja simbólica;
  • Pastoril profano, manifestação folclórica do nordeste do Brasil;
  • Música profana, a música não-sacra, vinculada a tradições não religiosas;
  • Profanação, acto de retirar a algo o seu carácter sagrado;
  • Profanidade ou sacrilégio, uso profano de pessoa, lugar ou objecto sagrado.
SAGRADO
  • O sagrado se relaciona com a santidade. Santidade é, em geral, o estado de ser santo (percebido pelos religiosos como os indivíduos associados com o divino) ou sagrados (considerados dignos de respeito e devoção espiritual, ou que inspiram temor ou reverência entre os crentes em um determinado conjunto de ideias espirituais) .
Editoriais de moda
"O fenômeno religioso divide-se em duas partes: o sagrado e o profano, prevalecendo uma visão dualista, onde um se opõe ao outro. Nessa linha de pensamento, Émile Durkheim em seus estudos sobre a religião observa que “o sagrado e o profano foram pensados pelo espírito humano como gêneros distintos, como dois mundos que não têm nada em comum”. Em qualquer tipo de religião, a concepção do sagrado se manifesta sempre como uma realidade diferente das naturais, remetendo aoextraordinário, ao anormal, ao transcendental, ao metafísico. Quando o processo é tratado como um fato natural, biológico, normal, estamos no campo do profano, de tudo aquilo que não é sagrado."

6 comentários:

  1. ASSUNTO BEM DELICADO NÉ?
    TAMBÉM VIM PEDIR SEU VOTO PARA UM CONCURSO NO QUAL SOU FINALISTA NO BLOG DA FATIMA, CONCORRO COM UMA FOTO DO MEU JARDIM E PRECISO DE VOTOS POIS ESTOU NO SEGUNDO LUGAR AGORA, PRA VOTAR É SÓ ESCOLHER MEU NOME- FLAVIA- E VOTAR , E O LINK É
    http://fadinhadaarte.blogspot.com/
    UMA LINDA TARDE. BEIJOCAS...

    ResponderExcluir
  2. Mãe, realmente o que é profano pra um, pode não ser para outro! só sei uma coisa, sua coleção sobre esse tema vai ser um ARRASO ;)

    ResponderExcluir
  3. Tê,

    As vezes que a moda abus um pouco em alguns editoriais...
    Adorei o post!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Idade Média (das Trevas, principalmente as intelectuais) x Renascimento.

    Pensemos, isso sim é um luxo.

    bjnhs, Tê, e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. É bem isso que a lindinha da filhota falou aí em cima, o que é pra uns não é para outros.
    Eu acho que está muito interessante esta moda que retoma alguns itens da Idade Média, acho que legal!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  6. re. postagens, Tê, eu estava muito triste, achei que tivesse érdido o blog. Comecei tirando algumas imagens (estava quase tirando todas da coluna da direita), daí tive uma ideia: desinstalar atualizações do Windows. Pelo que sim, pelo que não, o blog voltou ao "normal": ai como faz falta intender de informática nessas horas...

    re. sua graduação, adorei o tema geral e o seu tema. Em Desenvolvimento de Coleção I tb falei sobre o período, especificamente sobre a arquitetura gótica. Como pesquisa achei 90% das infos na Wikipedia, ok?

    Eu tb estou "louquinha" com Desenv de Coleção: agora, é pra formatura. O tema geral é internet. Ainda estou pensando sobre o meu.

    Sucesso!

    bjnhs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê