"Ela tem nomes populares bem brasileiros, mas nasceu no México e construiu sua fama nos Estados Unidos. A bico de papagaio, rabo de arara, estrela do Natal, cardeal, é uma planta ornamental que se destaca pelo contraste entre as colorações verde e vermelha. Na América do Norte, onde é chamada de poinsétia, tornou-se um símbolo do Natal, já que floresce naturalmente no inverno. E a tradição vai sendo seguida no Brasil, onde produtores mais experientes já conseguem fazer com que ela abra suas flores a tempo de alcançar as festas de fim de ano, em pleno calor tropical.
Uma lenda mexicana tenta explicar a associação feita entre esta planta e o Natal. Uma menina, de nome Pepita, não sabia o que oferecer ao menino Jesus por ocasião da missa de Natal. Não podendo adquirir uma oferta digna da sua vontade, expõe o seu problema ao seu primo, Pedro, que a acompanhava a caminho da igreja. Este consola-a e diz-lhe que é o amor com que se dá uma oferta que valoriza a mesma, especialmente aos olhos de Deus. Pepita deixa-se convencer e vai recolhendo plantas vulgares das margens do caminho por onde passa. Quando chega à igreja, dá-se conta da pobreza da sua oferta e chora de tristeza. Tenta, no entanto, oferecer os pálidos ramos com todo o amor da sua alma. Então, frente a toda a congregação reunida no templo, as folhas dos ramos ficam tingidos de uma cor brilhante e vermelha. O povo reunido para a eucaristia fica espantado e declara o acontecimento como um milagre.
Segundo outra versão desta lenda, as flores-do-natal irrompem do chão molhado pelas lágrimas da criança."
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1660961-4529,00.html

Que legal a lenda!!
ResponderExcluira nossa está linda esperando o natal chegar o/
beijos e um ótimo Dezembro ;)
Oi Teresinha
ResponderExcluirQue linda a lenda sobre a origem desta flor encantadora, a bico de papagaio como é conhecida aqui.
O interessante é que ela só aparece nesta época.
Já estou pensando em comprar alguns vasinhos dela pra ajudar na decoração natalina.
Beijo
Caramba, o nome é Poinsétia, lembra poesia!
ResponderExcluirLinda a estorinha!
Sempre compro esta planta na época de natal e mesmo fora dela, pois a acho linda e muito decorativa. Fica legal lá no meu apartamento que tem a sala em branco, preto e jogo sempre coisas vermelhas para dar a cor. ela sempre entra.
beijoquinhas cariocas e ótimo domingo!
Adoro lendas, esta é linda.
ResponderExcluirEu não conhecia esta flor por este nome.Ela é decorativa realmente.
bjs
Tê não conhecia essa lenda! Tenho essa planta, na casa de minha mãe e não sabia dos seus encantos. Acho-a linda.
ResponderExcluirBeijos no ♥!
Um lindo e iluminado mês.
Lorena Viana
Uma lenda muito terna, Tê,Não a conhecia.Pensei que a escolha desta espécie de flor se desse pelas cores tradicionais do Natal europeu.
ResponderExcluirTodo ano tenho um ramo delas na decoração de Natal.
Bjos,
Calu
Sempre associei o bico de papagaio ao natal e nessa época do ano enfeito uma prateleira que tenho na cozinha com 3 vasinhos dessa planta. Depois que passa o natal, envio para ser plantada em lugar maior, pois essa planta vira uma árvore que pode chegar até 3 metros de altura e precisa de muito sol. Além da cor vermelha, ainda tem outras variações, mas eu só vi vermelha e rosa clarinho.
ResponderExcluirNão conhecia a lenda mexicana!! Muito linda para ilustrar a data!
Boa semana!! Beijus,