01/01/2013

Acessório perfeito para o verão

Chapéus...chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça.
Com o nosso clima, não poderíamos deixar de usar este acessório que acho tão lindo e útil para nos proteger do sol. Principalmente nos dias atuais, pois o calor está intenso.
1910 - Gabrielle Chanel abriu sua primeira loja na Rue Cambon, no.21, em Paris, criando chapéus sob o nome "Chanel Modes". Estilista preferida entre as atrizes francesas mais famosas daquela época, os seus modelos ajudavam a estabelecer a sua reputação.
Pensar que Carmen Miranda criava seus próprios chapéus.

Um dos primeiros chapéus a ser descrito na história foi encontrado numa pintura num túmulo em Thebes (Egipto) e mostra um trabalhador hindu ou chinês com um chapéu de palha. Outras referências incluem o Pileus, precoce dos chapéus, que era uma simples tampa para a cabeça, o frígio tampa, que mais tarde se apelidou de "boné da liberdade' dado serem usados pelos escravos na Grécia e em Roma, quando estes se tornaram homens livres.
Pestasos que vem da antiga Grécia é o primeiro chapéu conhecido com aba.
Apesar de historicamente ser esperado das mulheres que cobrissem as cabeças cobertas com véus, kerchiefs, capacetes, bonés e wimples, só no final do século XVI é que mulheres começaram a usar chapéus estruturados, baseados nos chapéus dos homens. 

totalgifs.com chapeu gif gif 381.gif
Fonte: Google, Wikipédia, http://inside.chanel.com/pt/#!/timeline e documentário da GNT

7 comentários:

  1. acho lindooo chapéu! um acessório e tanto para todas as estações!
    adorei o blog!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Teresinha
    Estamos mesmo precisando adotar este hábito de usar chapéu ao sairmos à rua, o sol está uma fornalha, queima nossa pele com força.
    Aqui na minha cidade nota-se uma ou outra mulher usando chapéu por força das circunstâncias, mas as pessoas olham meio de lado, achando estranho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, já faz algum tempo que não passo neste cantinho..Passei para desejar-lhe Muita Paz, Saúde,Realizações e Luz no novo Ano! Que Deus a abençõe sempre!
    Andei sumida do seu cantinho porque assumi muitos compromissos este ano que andavam inviabilizando visitar os blogs e as amigas que adoro.Foi um ano de muito trabalho, lutas e algumas conquistas na esfera profissional (além de levar duas premiações pela prefeitura uma pelo blog e outra por um texto, fui chamada para escrever no Portal Rioeduca.net da Prefeitura do Rio, no blog da Família).Enfim, foi um ano duro e corrido, porém, não podemos nos queixar, devemos dar graças a Deus por estarmos realizando e tendo forças para isso.Aproveitei essa folguinha hoje e vim matar a saudades deste espaço.
    Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!
    Espero que em 2013,possamos continuar juntos no espaço virtual.Obrigada pelo apoio... Um grande abraço para vc. Muita Luz!

    ResponderExcluir
  4. Um belo artigo em bom tempo.O Sol se faz presente por esta terra e vejo algumas mulheres onde estes funcionam com um belo adereço mesmo.
    Teresinha grato por todo 2012, foi otimo lhe encontrar e interagir com sua belas informações.Uma verdadeira democratização da moda.
    Meu terno abraço de paz e luz e vamos juntos em 2013 com nossos sonhos de ver uma país mais justo e melhor.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindos!!
    mas não tenho o costume de sair por ai de chapéu!aiai rs
    beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Tenho um dobrável - perfeito!
    Mas mesmo assim, querida, "o meu sangue ferve..." ; > )))
    Saudades do inverno...

    bjnhsssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Hummm, como eu adoro chapéu, amiga!
    O último que comprei foi lá em Key West, um amarelinho, todo molengo, adorei e vivo com ele ultimamente.
    Você, como sempre, cheia de boas matérias.
    beijocas cariocas da serra


    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê