13/01/2013

Uniformes.

Hoje quero falar sobre uniformes em geral. Cada vez que vou a um médico ou até mesmo em algum hospital ou mesmo em algum outro lugar que os funcionários são obrigados a usar aquilo que chamam de uniforme, fico indignada. Dá vontade de benzer com a mão canhota...Já ouviu essa expressão?
Pois bem. Será que os responsáveis não percebem que a recepção é um local primordial para mostrar algo sobre a empresa? Logo que chegamos nos deparamos com os recepcionistas e por isso que a aparência, a higiene e não podemos esquecer do atendimento, são fundamentais para cativar o cliente/paciente. Não estou falando de beleza e sim da aparência no traje, na arrumação do cabelo e limpeza em geral.
Como falta criatividade... (claro, toda regra tem exceção, né?), mas....Voltando...Você já viu uma blusinha básica, sem manga com um zíper nas costas? Ah!!!! Quase todo lugar é isso ai. Tem algumas tão apertadas que fico até com pena das moças. Ficam o dia todo sentadas com aquilo quase esgarçando.
Particularmente, adoro chegar em um lugar que tenha uma boa apresentação. Sempre observo os uniformes e a recepção no geral e digo que eles passam muita coisa em relação a organização de um lugar.
Penso assim... Já que vão mandar confeccionar um uniforme, roupa essa que será usada diariamente, porque não fazem ou compram algo mais transado e estiloso?

Outra coisa em relação aos uniformes... Dependendo do serviço, deveriam pensar em tecidos mais  leves e fresquinhos, cores mais alegres para combinar com um trabalho menos formal. Quantas vezes, o tecido não é adequado para o nosso clima?

Acho fundamental conversar com o pessoal e obter algumas ideias. Isso ajuda, pois quem usa sabe dos pontos negativos e alguns itens que podem ser inseridos em alguma peça que terão que usar... E muito!!! Já fiz isso quando fui participar de um concurso para desenhar uniformes para um restaurante. Primeiro fui conversar, principalmente com os garçons para saber o que seria melhor para o dia a dia no trabalho. Um bolso aqui outro lá e por ai vai...Acho que isso funciona... 

6 comentários:

  1. Sabe o que eu tb reparo muito, Tê? Nas calças e saias das apresentadoras do tempo no telejornais. Não cabem no quadril das mulheres e vincam muito (o famoso "bigode de gato"! ; > )
    Quanto ao tecido dos uniformes, deviam proibir os sintéticos, ainda mais no Brasil, pra quem trabalha ao ar livre.

    bjnhs e PARABÉNS pelo novo blog - já visitei, tá lindo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tére,
    em outubro passado presenciei o desconforto das atendentes da clínica cardiológica onde fui fazer exames.Todas usavam a tal blusinha de ziper nas costas justíssima que as incomodava visivelmente.Elas ficavam puxando-a pela barra todo o tempo.Mau gosto e desconforto no trabalho é uma dupla dispensável, né?
    Uma linda semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Retornando de viagem e colocando os papos em dia,rs,rs, Sim aparência e bem estar são fundamentais como cartão de visita de qualquer instituição.,

    ResponderExcluir
  4. É verdade, amei quando vc participou do concurso, seus uniformes ficaram lindos e funcionais, beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tê!
    Menina, você tem razão, este uniforme com zíper nas costas é o ÓOOOÓ.
    Quem será que bolou um negócio desses?
    Você seria uma ótima estilista neste negócio, tem ideias mirabolantes,criativas e bem feitas.
    Uma coisinha também que me incomoda muito é ver o pessoal da área de saúde, tanto médicos quanto enfermeiros, sairem às ruas com o uniforme branco.
    Oras, se é pra ser higiênico, tudo branquinho, não podem ir no boteco da esquina tomar lanchinho com o mesmo e volta e meia vejo alguns por aqui assim!
    Vou lá conferir sua novidade.
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  6. Uma farda tem que ser vista como um EPI,tem que ter um minimo de conforto para que seja bem usada.Se bonito tanto melhor.As vezes pecam na feiura,rsrs.
    Outro dia vi serventes de um condominio com fardas laranja e faixa fosforescente como se fossem guardas de transito.
    Interessante este feedback com os usuarios Teresinha.
    Meu abraço amiga.

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê