20/02/2013

Preconceito NÃO!!

 Uma gordinha assumida, a fotógrafa Haley Morris Cafiero resolveu clicar a reação das pessoas nas ruas ao se deparar com alguém obeso quando flagrou o olhar de repulsa de um homem para ela em uma foto produzida em outro projeto seu, de 2010.
Com uma câmera em um tripé foi para as ruas registrar a reação das pessoas ao se deparar com ela. Nas imagens, Haley aparece em situações bem corriqueiras, como ler, desenhar, falar ao telefone e comer em público.
Pelas fotos da para ver o resultado que retratam curiosidade e até mesmo nojo de algumas pessoas que foram flagradas nas ruas. Em entrevista ao jornal, Haley relatou que o projeto desperta nela um misto de sensações. “Eu não acho que todos pensam que eu sou gorda. Alguns devem reagir também ao modo como me visto, enquanto outros ficam curiosos porque estou sendo fotografada. Mas, ao mesmo tempo, há uma reação física para o que estou fazendo”, afirmou ela. O trabalho alerta para o preconceito e desperta um questionamento de como estamos agindo diante do problema da obesidade.
Confira!
Fonte: Google e http://www.myfoxchicago.com/story/21222321/the-talker-seeing-how-we-see-others

PESSOAL, ESTOU ESPERANDO AS MONALISAS ATÉ AMANHÃ. BEIJOS MIL

5 comentários:

  1. É chocante como está visível a rejeição à uma imagem que fuja dos padrões de beleza impostos por décadas e oficializados até hoje.Estereótipos tiranos que são alimentados em nossa cultura ocidental.Lástima.
    Òtima partilha, Têre.
    Bjkas aí pras três mocinhas arteiras.
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Tê estou impressionada com a atitudes das pessoas. Eu sei que existe muito preconceito, mas em algumas imagens, tornam-se absurda. A parte dos guardas, debochando, ridículo.
    Acredito que o preconceito deveria ser abordado em escolas e principalmente dentro de casa. Uma realidade um pouquinho longe, pois ainda encontro muitos pais, demonstrando formas de preconceito dentro do lar, e os filhos é fruto da educação.

    Super triste com essa forma de preconceito.

    Beijo afetuoso!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  3. Oi Teresinha
    Existem determinados tipos físicos, diferentes da maioria, que despertam nossa atenção- até aí tudo normal- agora a partir daí, zombar, discriminar, desrespeitar vai uma grande diferença.
    E este preconceito existe mesmo e está bem arraigado na nossa cultura.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Na boa: ela, de fato, chama a atenção, mas até menos do que alguém cheio de piercing, tattoos, de 1.7 m com 45 kg, sei lá...
    E, vai o "achômetro", deve viver em país onde a obesidade é fato e maioria, então, fico sob a impressão de que está forçando a "barra" pra ser "famosa".
    Aplaudo a Suzy Menkes: a mulher - o antipadrão fashion - é assumidade em moda e manda os preconceituosos... plantar batatas ; > )))
    bjnhssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Estas fotos foram mostradas no Facebook, por uma amiga, e a grande questão ficou em que a moça está muito mal vestida, isso pode ter chamadao mais a atenção; fêz poses feias, inadequadas, está mal penteada, etc., etc.
    Não acho que a gordura dela tenha incomodado tanto. Mas, de toda maneira, existe preconceito, sim, contra os gordos.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê