08/05/2013

A incidência da luz.


O efeito da luz dá novas nuances ao objeto e proporciona mudanças nas tonalidades. A luz realça uma obra de arte e as cores ganham vida contrapondo com a sua ausência.
O momento de uma captação de uma pintura é única e retrata o momento através de pinceladas. Assim, os impressionistas mostraram essa técnica e retrataram os diversos momentos para deixar fixado o realismo.
Confira este vídeo e veja as mudanças no rosto pela incidência da luz.


Na pintura abaixo, A Catedral de Rouen, Oscar-Claude Monet (1840-1862), um dos grandes impressionistas do séc. XIX, pintou a catedral, durante um ano, cinquenta imagens, em horários diferentes. Com isso, mostrou a incidência da luz em diversos horários. Com isso, ele mostrou que a luz exerce uma influência  sobre a percepção da realidade.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente. A forma como a luz incide faz muita diferença.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa impressionante a capacidade de visualização deste grande pintor - Monet! A paciência para esperar a variação de luz no dia e o domínio dos pincéis, coisa maravilhosa!
    O rosto da mulher também muda o tempo todo de acordo com a luz incidindo sobre ele, ora parece feliz, ora parece angustiada ou triste.
    A luz é mesmo muito importante para a criação artística, por isso muitos fotógrafos passam horas do dia, aguardando chegar o momento certo e aí o que vemos é genial.
    adorei!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post! Saudades da França! André

    ResponderExcluir
  4. Sim, luzes podem nos "iluminar" ou nos 'detonar".
    Com relação à luz e sombra na arte, amo Caravaggio!

    bjnhs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê