Van Gogh

Quem foi Van Gogh?
Foi um artista holandês que viveu no final do século XIX. Foi um dos pintores mais queridos e reconhecidos do mundo inteiro. Ele gostava de solidão e tinha uma personalidade muito forte e uma particularidade física: era ruivo. Foi por isso também que passou a ser conhecido como o pintor do cabelo vermelho.

Por que pintou girassóis?
Porque parecia com o sol. Ele gostava muito do sol e por isso pintou girassóis como se fossem sóis em miniatura, massas ardentes em movimento. Perceba como as pétalas das flores parecem labaredas de fogo?
Nascimento30 de março de 1853
Falecimento29 de julho de 1890
PeríodoPós-impressionismo

Curiosidades da vida de Van Gogh:
- Durante sua vida, Vicent Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte.
- No final do ano de 1888, Van Gogh cortou a orelha direita. Alguns biógrafos da vida do artista afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois que Van Gogh descobriu que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado a orelha ensanguentada, dentro de um envelope, para a amante. 
- Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.

Fonte: Livro: Arte para criança - Ciranda Cultural