20/07/2014

Meus desenhos - Minha arteterapia

Desenhar... Incrível poder pegar a caneta do tablet e rabiscar linhas e cores. Dar forma para representar um rosto sem a preocupação de manter padrões predeterminados. Apenas colocar na tela aquilo que a mente quer traduzir... Ou buscar desenhos para compor o meu desenho. 
Sei que no final tudo se encaixa e traduz aquilo que eu queria e posso dizer que o tempo passa rápido que nem dou conta de tantas outras coisas pendentes, pois a sedução é tamanha que as horas evaporam. E digo que é uma verdadeira terapia. Melhor dizendo, uma verdadeira arteterapia.
Você sabe o que é arteterapia?
 "A arte está presente em nossas vidas desde as civilizações antigas onde os homens buscavam formas diversas de expressão. Ainda hoje, continua a se presentificar nas suas diversas formas, sendo a terapêutica uma delas.

Na arteterapia, a arte é o principal viés de todo o trabalho. Ela é utilizada como um recurso facilitador, uma forma de expressão não verbal dos conteúdos internos, ou seja, um meio de acesso ao inconsciente, sempre levando em conta que o mais importante neste processo não é a arte pela arte, sua beleza ou grandiosidade, mas o significado daquele fazer. 
A arte como recurso expressivo poderá servir de ferramenta facilitadora no processo de ampliação da consciência e da percepção acerca de si mesmo e do outro, promovendo assim, a autotransformação. Ela melhora a autoestima, ajuda a lidar com o estresse, a elaborar conflitos e vivências traumáticas, bem como desenvolver recursos emocionais e cognitivos. É um caminho para o contato com o potencial criativo."Fonte: http://elinhapsi.blogspot.com.br/2012/11/curso-de-arteterapia-gestaltica.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amei o comentário. Bjs mil. Tê