Moda - período: 1945 – 1960

Com o fim dos anos de guerra, e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamourosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo, e na altura dos tornozelos. 
A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. Dior, sem dúvidas, foi a revelação do período. Entre as mais famosas criações de Dior estão: o conjunto de 3 peças composto por casaquinho, cardigã e blusas simples de crepe, usadas por fora da saia, e as Linhas (H para noite, criada em 1954; A e Y, criadas em 1955.

Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50: o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizava pela naturalidade e jovialidade; e o estilo sensual e fatal, como o das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner, como também o das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos.

 Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que eram uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.