18/07/2010

Moda - período: 1945 – 1960

Com o fim dos anos de guerra, e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamourosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo, e na altura dos tornozelos. 
A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. Dior, sem dúvidas, foi a revelação do período. Entre as mais famosas criações de Dior estão: o conjunto de 3 peças composto por casaquinho, cardigã e blusas simples de crepe, usadas por fora da saia, e as Linhas (H para noite, criada em 1954; A e Y, criadas em 1955.

Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50: o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizava pela naturalidade e jovialidade; e o estilo sensual e fatal, como o das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner, como também o das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos.

 Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que eram uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade. 


7 comentários:

  1. Ahh, que época charmosa!
    Ainda lembro minha tia que gostava de usar luvinhas com saias godês e tinha a cintura fina. As mulheres eram bem mais sensuais do que agora, sabe.
    Chegaram bem? Adorei estar com vocês ontem. Tem presente pra você lá no meu pedaço.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. Moça, que foto linda com os filhos lá no blog da Beth?
    E que flores? Parabéns!
    Neste post, uma aula de história.
    New look: bonança pós tempestade?

    bjnhs e ótima semana pra você, Teresinha.

    ResponderExcluir
  3. Priscila Ferreira19/07/2010 10:34

    New Look é lindo, e a Audrey sempre perfeita!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante Teresinha, esta abordagem à moda. Este tempo foi muito interessante, estas mulheres tornaram-se ícones para sempre.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  5. Tanta informação legal. Quanta coisa bonita aqui nesse blog. Deixo meu abraço carinhoso pra vc. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida, agradecendo os comments lá na minha pg e informando que a "correspondente" é minha afilhada-sobrinha-querida-muito fofa - eta, tia "coruja" ; > )

    bjnhs

    ResponderExcluir
  7. Adorooo a moda dos anos 50!!!
    Tudo tao feminino com as cinturinhas marcadas:)

    Bjinhosss

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê