10/12/2012

Monocromático - Um velho clássico ...


Monocromático = Monocromia (radiação (ou luz) monocromática) é a radiação produzida por apenas uma cor (em rigor, de apenas um comprimento de onda). O termo "monocromático" não é empregado para o preto (ausência de cor/luz) ou o branco (soma de todas as cores). É uma harmonia conseguida por apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromia é o contrário de policromia. Na monocromia, existe a escala monocromática, onde uma cor tem diferentes tons de radiação, como: A cor verde pode se fazer nesta escala a cor verde-clara, verde-escura, verde-marinha, e assim por diante. A monocromia está muito ligada com a escala monocromática, para sua explicação.

Pois bem... Quando optar por uma roupa monocromática invista um pouco mais nessa aquisição, pois os monocromáticos caem bem em qualquer evento é simplesmente um clássico. Ele nunca sai de moda, isso que é bacana. 
Vale a pena ressaltar que é para qualquer tipo físico. A única ressalva é que pessoas com estruturas maiores devem tomar cuidado com looks muito claros. O bacana do monocromático é que ele alonga o corpo e a elegância sempre impera.
Algumas pessoas pensam que o estilo monocromático é aquele que tem que estar vestida dos pés a cabeça de uma única cor, sendo branco ou preto, mas as cores semelhantes, também, estão dentro do segmento, ok?
Combinar peças da mesma cor requer apenas bom gosto na hora de montar um look.

Como eu já citei anteriormente, os acessórios favorecem qualquer look. Invista neles, pois com certeza o seu look vai ter uma repaginada com algumas cores.

Um exemplo marcante do estilo monocromático é o  da soberana Rainha. que foi traduzido em uma edição limitada da cartela de cores, feito pela Pantone. Essa série mostra uma cartela com o shape da rainha e seus diversos looks monocromáticos. A revista Vogue publicou em suas páginas uma cartela de cores com a Rainha. Confira!
Quem conhece o estilo da representante da realeza, sabe que suas combinações costumam ser perfeitamente monocromáticas. Mas a soma dos looks resulta em um arco-íris “real”.
pantone queenpantone queen
Para comemorar o Jubileu de diamante (que celebrou o aniversário de 60 anos de coroação da Rainha Elizabeth II) no Reino Unido, a PANTONE®, junto com a agência Leo Burnett de Londres, criou uma escala especial, só com as cores das vestimentas escolhidas pela rainha para ocasiões especiais. Para cada cor contida na paleta, acompanha uma legenda explicando onde e quando a cor foi vestida pela Majestade. Isso sim é um realeza total!!!
Abaixo algumas composições do monocromático... Confira!
Para montar um look monocromático não é necessário que as peças sejam da mesma cor, basta aproximar o máximo possível os tons das peças, vale apostar em cores diferentes, mas que sejam da mesma família.
Dentre as tonalidades em destaque sobressai-se o amarelo, o azul Klein - cheio de personalidade artsy -, o rosê, alaranjado terroso, borgonha, off-white e o preto. Em meio a volumes, superfícies transparentes e à cintura demarcada, dentre outras marcas, Sacada trouxe às passarelas looks monocromáticos propostos para o Inverno 2013.
(Maria Célia, espero que você goste dessa postagem, (blog http://mundodecissa.blogspot.com.br/) 
Fonte: Wikipédia/Google

8 comentários:

  1. Adoooorei o pantene da rainha!!!
    lindos os looks!!
    beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. Tê,
    adoro ton-sur-ton, desde sempre. acho o máximo do chiquê as combinações em torno dum mesmo tema(cor).gosto disto até na decor de casa.
    Amei o post.Tá super interessante e explicativo.
    Obrigada pelas palavras tão carinhosas lá no blog.Valeuuu!
    Bjkas em variações azuis.
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Olá Teresinha
    Quanta honra pra mim, uma postagem especial.
    Muito bem explicado, com muitas imagens pra deixar bem claro o significado da palavra, e na prática saber usar com charme e elegância.
    Você é expert em moda. Quando surgirem dúvidas já sei a quem recorrer.
    Muito obrigada, Teresinha, amei
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei este post, eu gosto de jogar com os tons.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida
    Em primeiro lugar, quero agradecer por ter aceito o meu convite para participar da III Blogagem Coletiva de Natal...
    Já está listada e linkada no meu blog...
    Deus te cumule com muitas alegrias e, de uma forma toda especial, as espirituais...
    Gostei muito das imagens natalinas na sua página inicial... Faz a gente entrar no clima...
    Quando olho as vitrines por aqui, vou me lembrando do que vc fala e é certo que uma roupa clássica combina mais pois não cansa... assim é também minha opinião...
    Um moderninho logo se torna fora da minha mão... me desgosta fácil...
    Bjs de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. OI Terezinha,
    Gosto muito de looks monocromáticos, são fáceis de usar e criam uma sensação de continuidade alongando a silhueta.
    Beijos 1000, tenha um ótimo meio de semana.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  7. Opantene da rainha é ótimo! não conhecia.
    Falano em monocromático, nada como um pretinho básico! Eu não uso preto total, mas adoro vermelho e verde escuro.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. Já li que sua amiga aprovou. Eu tb ADOREI!

    E o Pantone da "Queen" é muito legal.

    bjnhsssssssssss

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê