28/10/2011

Feito por mim

Como eu já tinha dito, estou na maior correria. Mudança de cidade (Vila Velha para Vitória), obras no novo apartamento e desenhando, vendo tecidos, costureira  e apresentando croquis para aprovação da banca. O desfile será no início de dezembro. Ufa!!! Correria total.

Tema geral: Sagrado e profano
Subtema: Belle Époque

Resolvi mudar meu tema. Antes ia falar sobre a Capela Sistina e Michelangelo. Agora está decidido. Vou falar da Belle Époque, pois foi uma época que me remeteu muito ao sagrado e profano.
Em relação ao sagrado, peguei a essência da mulher da época e da indumentária. Corpo coberto, rendas, babados etc. Já o profano me remeteu as casas noturnas, cabarés e principalmente ao Moulin Rouge.
A Belle Époque teve início no final do século XIX e durou até a Primeira Guerra Mundial em 1914. 
Foi uma época de diversas transformações, sendo elas culturais, tecnológicas e científicas. Pode-se dizer que foi uma efervecência cultural. Invenções e invenções surgiram nessa época.
As roupas da época eram excessivamente românticas com detalhes plissados, bordados e muitas aplicações de renda.

Foi uma época em que a mulher se livrou do espartilho, sugerido pelo estilista Paul Poiret para enfrentar novos tempos. A agilidade e mobilidade exigida pela situação da guerra não tinha lugar para roupas tão pesadas e apertadas. As mulheres se emanciparam...Começaram a ver o mundo com outros olhos e com novas atitudes.
Não poderia deixar de citar o pintor Gustav Klimt que foi vanguarda em seu tempo.

Espero que gostem!

Bjs mil

10 comentários:

  1. Sua apresentação foi ótima! seus desenhos maravilhosos, tenho certeza que o desfile vai seguir o mesmo caminho! logo logo mudaremos! o/

    ResponderExcluir
  2. Croquis belíssimos, Tê, parabéns, você vai brilhar!
    1000 bjnhs ótimo final de semana, e disposição, querida!

    PS: perdão pela correria e pela ausência, mas estou "louquinha". No momento, escrevendo o release da coleção!
    SORTE, SUCESSO, PAZ, AMOR, SAÚDE, DISPOSIÇÃO, etc. :>)

    ResponderExcluir
  3. Olá Teresinha, tudo bem?
    Muito bacana sua postagem, uma verdadeira aula. Amei seus desenhos, você é talentosíssima.
    Com toda certeza o desfile vai ser um sucesso.
    Bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Lindos, amei o azul comprido! Tenho certeza que será um imenso sucesso.
    bjs e bom fim de semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Tê,

    CAda croqui lindo!!! Amei!!!

    Menina, mudança da muito trabalho não???

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. É com “Palavras” que pintarei sonhos
    Navegarei mares, voarei sobre o azul do Mar
    Aqui virei com elas pintadas de ternura
    Aqui dexei um pouco do meu sonhar

    Foi um gosto aqui passar


    Terno beijo

    ResponderExcluir
  7. Ah que legal! Adorei tudo! E que desenhos fantásticos, parabéns!
    E tudo de bom na nova cidade! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  8. Croquis lindíssimos!!! Parabéns!!!
    Amiga, quando vier pro lado de cá me avise, ok? E se precisar de ajuda na hora de organizar a mudança é só gritar!!!! rsss
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Tudo lindo, amei em especial o antepenultimo e o penultimo (adoro Klint!)

    bjnhs

    ResponderExcluir
  10. Adoro a Belle Epoque, as mulheres eram extremamente femininas. Boa sorte com a mudança e nos croquis. Afinal, o mundo precisa de beleza!
    Abraços

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê