Feito por mim

Como eu já tinha dito, estou na maior correria. Mudança de cidade (Vila Velha para Vitória), obras no novo apartamento e desenhando, vendo tecidos, costureira  e apresentando croquis para aprovação da banca. O desfile será no início de dezembro. Ufa!!! Correria total.

Tema geral: Sagrado e profano
Subtema: Belle Époque

Resolvi mudar meu tema. Antes ia falar sobre a Capela Sistina e Michelangelo. Agora está decidido. Vou falar da Belle Époque, pois foi uma época que me remeteu muito ao sagrado e profano.
Em relação ao sagrado, peguei a essência da mulher da época e da indumentária. Corpo coberto, rendas, babados etc. Já o profano me remeteu as casas noturnas, cabarés e principalmente ao Moulin Rouge.
A Belle Époque teve início no final do século XIX e durou até a Primeira Guerra Mundial em 1914. 
Foi uma época de diversas transformações, sendo elas culturais, tecnológicas e científicas. Pode-se dizer que foi uma efervecência cultural. Invenções e invenções surgiram nessa época.
As roupas da época eram excessivamente românticas com detalhes plissados, bordados e muitas aplicações de renda.

Foi uma época em que a mulher se livrou do espartilho, sugerido pelo estilista Paul Poiret para enfrentar novos tempos. A agilidade e mobilidade exigida pela situação da guerra não tinha lugar para roupas tão pesadas e apertadas. As mulheres se emanciparam...Começaram a ver o mundo com outros olhos e com novas atitudes.
Não poderia deixar de citar o pintor Gustav Klimt que foi vanguarda em seu tempo.

Espero que gostem!

Bjs mil