02/10/2012

O que é ARTE?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.
A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

E assim os artistas expressam de diversas maneiras a arte através da lente mais perfeita que existe. Os olhos.

Os detalhes das pinceladas, dos traços das canetas se movem e criam curvas e retas até chegar a forma. Forma com contorno, sem contorno. O que importa é expressar.
Emiliano Di Cavalcanti
Cinco Moças de Guaratinguetá

Rapariga com Brinco de Pérola . As pinturas de Vermeer, conhecido pintor da Época de Ouro Holandesa, são conhecidas pelas cores transparentes, pelo cuidado na composição e pelo uso da luz, supondo-se que usava um jogo lentes para observar os objetos. 

No ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia essa sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama do Arminho, encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com sua cabeça pintada com a mesma mestria que a cabeça do belo anjo Uriel da pintura Madona, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranquilo, insinuando o início de um sorriso sereno. O arminho repete-lhe o movimento da cabeça, cuja pata curvada elegantemente correspondente ao movimento do animal, criando uma sintonia entre a modelo e ele. 
 Trabalho do artista coreano Minjae Lee é simplesmente impressionante e belíssimo. O uso de cores e texturas que o artista aplica em suas pinturas de mulheres dá a elas um ar surreal e psicodélico.Veja abaixo o processo até chegar ao lindo desenho ai de cima.



6 comentários:

  1. Adorei o obra do coreano, belíssima!!
    Lindas todas as artes!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo este post. Adoro a arte e suas diversas expressões.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tê, isso é demais mesmo!
    Sabe que eu fico às vezes muitos minutos diante de uma tela em museus para poder observar direitinho tudo isso. Os pintores antigos, que eram pagos para fazer esses retratos magníficos, parecendo até uma fotografia de tão perfeitos, me encantam sobremaneira e são os que mais observo quando me vejo frente a eles.
    E que beleza de arte deste artista coreano, aliás ele não tem cara nenhuma de coreano, né? Mas, a sua arte é fantástica também, adorei ver o processo através desse vídeo que nos brindastes.
    um beijinho carioca


    (Te chamei no skype, 17;10, mas você não estava.)


    ResponderExcluir
  4. Está um painel pra lá de lindo.As artes são as mais completas expressões d'alma humana traduzidas pela sensibilidade dos artistas.
    Bjos Terê.
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Sou péssima em arte, mas os traços de Di Cavalcanti consigo perceber, mesmo antes de ver de quem é a obra. Tive a oportunidade de visitar três grandes Museus, o Louvre, o Museu Egípcio (Cairo), e o Museu do Vaticano, sinto-me abençoada por isso. Menina, a atriz Simone Gutierrez é uma graça mesmo, além de super talentosa. Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Super lindo o post, Tê!
    Eu "tenho" aqui em casa a "mulher com brincos de pérola" e a "dama com arminho" (são postais holográficos)
    ; > )

    bjnhs

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê