13/04/2014

O mundo de faz de conta...

Não sou muito fã de novela. Me sinto presa àquele momento e quase não vejo, mas confesso que em meios a tantos acontecimentos de violência que vemos nos jornais, esse colorido do mundo da fantasia desta fábula que está com uma paleta de cores que brilham na telinha, Meu pedacinho de chão, me cativou, pois nos proporciona minutos de pura magia. Este lado lúdico faz bem àara recarregar as baterias da mente e nos afasta, momentaneamente, para esse mundo surreal. Ver casas feitas de lata, crochê cobrindo troncos de árvores, animais mecânicos baseados nos brinquedos do século XIX é vibrante. Não quero dizer que não exista maldade, mas no geral o que ressalta são outros fatores, como os figurinos, feitos de plásticos e latas que encantam os olhos. Os créditos vão para figurinista Thanara Schonardie. 
Sei que é um horário complicado, mas como eu gravo e assisto depois fica mais fácil.

Os visuais foram inspirados nos séculos XVIII e XIX, com a mistura de diversos materiais, como  rendas, cartolas, tecidos tecnológicos, vinil, borracha, plástico, bolinhas de ping-pong, toalhas de mesa de plástico e até cortinas de banheiro. Boa parte dos looks foi feita à mão.

Como é bacana ver o estudo feito nos bastidores para elaborar diversos momentos. Assim como, por exemplo, os personagens da Juliana Paes  que remete a Maria Antonieta ou mesmo ao personagem do Osmar Prado que remete ao Dom Pedro. Mesmo que o mundo da novela seja de faz de conta, a realidade de todo movimento de pesquisa é real. Lindo isso.


Quantas horas de pesquisa e dedicação para compor o figurino e cenários e tantas outras coisas mais?



Confira algumas imagens!
Maria Antonieta e Dom Pedro
Curiosidade:
Uma curiosidade é que a primeira versão da novela foi exibida pela TV Cultura e Rede Globo, simultaneamente, na década de 1970, e tinha como proposta ser um folhetim educativo para alertar o produtor rural sobre os problemas do campo, como esclarecimentos sobre algumas doenças, a importância da alfabetização, vacinação e legalização do trabalho rural, em meio ao período da Ditadura Militar. Mesmo abordando o tom de mundo da fábula, será que o remake vai dar destaque para estes assuntos também? 

Brinquedos do Século XIX

Fonte: Google/http://www.cafecomnoticias.com/2014/03/meu-pedacinho-de-chao-nova-novela-das-6.html

5 comentários:

  1. Também me chamou a atenção, mas não posso ver nesse horário.Deve ser linda! bjs, ótimo domingo e semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post e pela pesquisa Tê! É relaxante após um dia de trabalho assistir a uma fábula leve e tão colorida. A Geytsa Garcia (Pituquinha) é uma gracinha. E Bruna Linzmeyer (Profa Juliana) mereceu receber este papel de destaque, após sua bela performance como a Linda de Amor à Vida.

    ResponderExcluir
  3. Tê, é verdade que bonitinha a novela e toda esta produção impecável! Também não vejo novela, está então, é num horário meio difícil para mim que pega o marido todos os dias na volta do trabalho.
    Vi ontem, na casa de minha sogra e observei este detalhe da saia em plástico das atrizes, achei lindo demais.
    A Globo tem excelentes profissionais! sem contar os atores! mas quem trabalha em figurinos e outras coisas por trás da novela.
    Beijo carioca

    ResponderExcluir
  4. Oi Teresinha
    Meu horário predileto para assistir novela é o das 18hs, não vejo outros horários.
    Confesso que esta tem me surpreendido a cada dia, estou adorando, diferente de tudo que já passou na televisão.
    Adorei sua postagem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi, mas vou dar uma olhada: figurino sensacional!

    bjssss

    ResponderExcluir

Amei o comentário. Bjs mil. Tê